Prefeito de Macapá tratou situação como ‘caso isolado’ e que profissional ficou nervosa. Imunizante foi aplicado corretamente após parente identificar a falha. Família flagra aplicação falsa de vacina em idosa em Macapá; técnica é afastada
Resultou em afastamento o caso da falsa vacinação de uma idosa contra a Covid-19 ocorrida na sexta-feira (2), no drive-thru do estádio Zerão, na Zona Sul de Macapá. Vídeo feito por um familiar mostra o momento em que a aplicadora enfia a agulha no braço, mas retira o equipamento sem injetar o líquido.
O erro é percebido por um dos parentes que a questiona sobre o ato. Após identificar que não aplicou, a profissional fura novamente a idosa, de 64 anos, e, após isso, conclui a imunização.
O vídeo se espalhou pelas redes sociais, com questionamentos dos familiares. Uma das filhas da idosa publicou sobre o caso.
“Meu sobrinho foi questionar com a equipe responsável que tentou justificar o ocorrido, a profissional disse que ‘está com memória mecânica, pelo fato de atender muitas pessoas por este motivo esqueceu de aplicar a vacina”, escreveu.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan (Cidadania), se pronunciou sobre o caso neste sábado (3) e confirmou o afastamento da profissional, que é voluntária, mas tratou como “caso isolado”.
“A profissional disse que num primeiro momento o êmbolo travou, que ficou nervosa, mas depois aplicou a vacina, como as próprias imagens mostram. A secretaria [de Saúde] está tomando as medidas necessárias e cabíveis”, comentou o prefeito.
Furlan completou ainda que todos os locais de vacinação têm equipes de coordenação e fiscalização, mas que pede o apoio da população na verificação.
“A gente não pode penalizar todo um trabalho feito pela prefeitura, pelos nossos profissionais, que estão extremamente dedicados, trabalhando de domingo a domingo. A gente pede que a população nos ajude, vigiando, verificando”, completou.
Fonte: G1 Amapá










