Informação é com a gente!

17 de março de 2026

Informação é com a gente!

17 de março de 2026

Falta de mão de obra no campo preocupa produtores rurais

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

A escassez de mão de obra no campo tem gerado preocupação entre produtores rurais do interior de São Paulo. A dificuldade em contratar trabalhadores tem levado fazendas e indústrias agrícolas a buscar alternativas, como a implementação de tecnologia e a qualificação da mão de obra existente, para manter os níveis de produção.

Impacto na produção

Ione Gomes, proprietária de uma fazenda com 80 mil pés de seringueira e um laranjal, relata os desafios enfrentados para encontrar trabalhadores, especialmente durante a safra. Para a colheita de laranjas, a contratação de uma empresa especializada será necessária, mas a manutenção do laranjal depende da equipe atual da fazenda.

Mário Santesso, produtor de tomate, enfrenta situação semelhante. Sua lavoura, que produz de 200 a 300 caixas por semana, é cuidada por apenas seis trabalhadores, um número insuficiente para atender às demandas ideais.

Tecnologia como solução

Diante da falta de profissionais, a tecnologia surge como uma alternativa para mitigar os impactos negativos. Em Ibirá (SP), uma indústria de cabines e vidros agrícolas tem utilizado máquinas de última geração para otimizar processos e reduzir a dependência de mão de obra.

A reportagem completa foi exibida no programa + TV TEM em 16 de novembro de 2025.

Página inicial / Agricultura / Falta de mão de obra no campo preocupa produtores rurais