Informação é com a gente!

21 de março de 2026

Informação é com a gente!

21 de março de 2026

Falta de cobertura de celular e internet prejudica moradores de Santana do Guaporé

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

Até o ano passado, mais de 28 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Rondônia, os serviços de telecomunicações são precários em oito das 52 cidades. 

Estima-se que mais de 56 mil habitantes do estado não conseguem falar ao celular com qualidade ou acessar serviços digitais usando a rede mundial de computadores. 

Foi por isso que a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) reivindicou do governo do estado investimentos em telefonia para o distrito de Santana do Guaporé.

A deputada solicitou a instalação de torres de transmissão de voz e dados para o distrito. “A instalação das torres de celular e internet não apenas proporcionará melhor acesso à comunicação, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região. A população local aguarda e tem cobrado por essas melhorias essenciais para sua vida diária”, frisou.

Sem inclusão

O distrito está localizado a 26 quilômetros da cidade de São Miguel do Guaporé, onde moram cerca de dois mil habitantes, que não participam de políticas públicas de inclusão digital que possibilita acesso à educação, informações gerais, serviços bancários e até socorro médico. Em 2014 o governo de Rondônia lançou o Programa Telefonia Móvel com a promessa de conectar toda a região, mas até hoje o povoado aguarda a efetivação. Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que os mais pobres, cerca 2,7 bilhões de pessoas, aproximadamente um terço da população global, permanecem desconectadas da internet e da telefonia.

Página inicial / Política / Falta de cobertura de celular e internet prejudica moradores de Santana do Guaporé