Informação é com a gente!

22 de março de 2026

Informação é com a gente!

22 de março de 2026

Falsa pesquisa sobre Covid-19 pode clonar seu WhatsApp. Riscos são grandes

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

Cibercriminosos encontraram uma nova forma de aplicar o famoso golpe da clonagem do WhatsApp. Agora, eles fingem ser funcionários do Ministério da Saúde (MS) que estão realizando uma pesquisa sobre a Covid-19.

O MS chegou, de fato, a realizar algumas pesquisas do tipo, mas a diferença é que, ao final das perguntas, os golpistas pedem um código enviado por SMS para, supostamente, concluir a pesquisa. O código, na verdade, é o que dá acesso ao WhatsApp, e se a vítima o enviar, terá sua conta clonada.

Com a conta clonada, os criminosos conseguem se passar pela vítima e pedir dinheiro “emprestado” para seus amigos e familiares. Dessa forma, várias pessoas podem ser roubadas.

Códigos

A principal dica para não cair nesse tipo de golpe, que assume diversas formas (além do MS, os criminosos podem se passar por funcionários de empresas ou assessores de pessoas famosas, por exemplo), é nunca compartilhar com terceiros códigos enviados por SMS. Além disso, confira outras dicas para se proteger:

– Sempre desconfie de ligações que pedem informações pessoais;

– Nunca compartilhe códigos enviados por SMS. Nesse caso, a pesquisa real do Ministério da Saúde não faz solicitações do tipo;

– Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp, com a qual você cria uma senha de proteção à sua conta. Sem ela, o criminoso não conseguirá efetuar a clonagem, mesmo com o código de verificação em mãos. Para ativar o recurso, vá em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar. Fonte: iG

Página inicial / Polícia / Falsa pesquisa sobre Covid-19 pode clonar seu WhatsApp. Riscos são grandes