MEC anuncia punições para quatro faculdades de Medicina em Rondônia devido a desempenho insatisfatório no Enamed
Quatro faculdades de medicina em Rondônia receberam notas consideradas insatisfatórias no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Medicina (Enamed) e, por isso, serão punidas pelo Ministério da Educação (MEC). O balanço com os resultados foi divulgado na segunda-feira (19).
As instituições afetadas são:
- Faculdade Metropolitana – Nota 1
- Afya Centro Universitário de Porto Velho – Nota 2
- Centro Universitário Aparício Carvalho – Nota 2
- Faculdade Uninassau Vilhena – Nota 2
O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avalia a qualidade da formação médica no Brasil. Os cursos recebem notas de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas insatisfatórias.
Em todo o país, mais de 100 cursos foram avaliados, e 99 deles receberão alguma penalidade. As punições variam desde a suspensão do acesso a programas federais como o Fies, até a redução do número de vagas e a proibição de aumento da capacidade de alunos. Especificamente, 8 faculdades não poderão mais receber alunos, 13 terão que reduzir pela metade o número de vagas, 33 reduzirão em 25% e 45 não poderão aumentar o número de vagas.
A Afya divulgou uma nota informando que “identificou divergências entre os dados preliminares enviados em dezembro e os números divulgados na segunda-feira”. A instituição declarou que aguardará esclarecimentos técnicos do MEC e do Inep antes de se pronunciar de forma definitiva sobre os resultados.
As demais faculdades citadas foram contatadas, mas não retornaram o contato até o momento da publicação desta matéria.
O ministro Camilo Santana já havia antecipado que os cursos com baixo desempenho no Enamed seriam punidos. No entanto, as sanções não se aplicam às 8 instituições estaduais e municipais que apresentaram os piores resultados, pois não estão sob a gerência do ministério.
Com informações do G1










