Detritos da Starship, nave da SpaceX, quase atingiram aviões com 450 passageiros. Incidente ocorreu em janeiro e veio à tona agora
A explosão da Starship, a maior nave do mundo, durante um lançamento nos Estados Unidos em janeiro deste ano, colocou em risco três aeronaves, revelou o jornal Wall Street Journal com base em documentos da FAA (agência de aviação norte-americana). O incidente, que ocorreu em 16 de janeiro, comprometeu a segurança de um voo da JetBlue, outro da Iberia Airlines e de um jato executivo, transportando cerca de 450 pessoas.
No momento da explosão da nave da empresa de Elon Musk, os aviões sobrevoavam a região do Caribe, próxima a San Juan. Os pilotos da Iberia e do jato executivo declararam emergências de combustível e atravessaram a zona temporária de exclusão, área do espaço aéreo restrita durante missões espaciais. Segundo o Wall Street Journal, os pilotos precisaram escolher entre seguir a rota original, arriscando-se a passar por uma área com detritos em chamas, ou desviar e correr o risco de ficar sem combustível.
Os destroços em chamas permaneceram caindo sobre partes da região do Caribe por cerca de 50 minutos. Felizmente, as três aeronaves conseguiram pousar em segurança, de acordo com o jornal. A SpaceX inicialmente se recusou a comentar o caso, mas após a publicação da reportagem, afirmou que as informações divulgadas eram “enganosas”.
A JetBlue declarou que “está confiante de que todos os seus voos evitaram com segurança locais onde detritos foram relatados ou observados”. Já a Iberia afirmou que seu voo passou “pela área depois que todos os destroços já haviam caído, de modo que não houve risco à segurança”.
Após o incidente, a FAA criou um painel de especialistas para reavaliar os riscos associados a detritos espaciais, com análise que ganhou urgência em março, mas foi suspensa em agosto – uma medida considerada incomum por autoridades. A SpaceX perdeu o contato com a nave não tripulada pouco depois das 19h30 (horário de Brasília) do dia da missão, informando sobre uma “desmontagem não programada da Starship, relacionada aos motores”.
Durante a transmissão da missão, Kate Tice, gerente sênior de engenharia de qualidade da SpaceX, afirmou: “Sempre soubemos que a empolgação seria garantida hoje. O sucesso não é garantido”. A Starship tem 120 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas, sendo projetada para ser reutilizável e utilizada em missões para a Lua e, no futuro, para Marte.
Com informações do G1











