Informação é com a gente!

11 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

11 de fevereiro de 2026

Expedição Brasil-Bolívia leva saúde, cidadania e assistência social a comunidades da fronteira

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Nos dias 13 e 14 de setembro, acontece a 1ª Expedição do Intercâmbio Científico Brasil x Bolívia, uma iniciativa inédita realizada por acadêmicos e professores da Afya Porto Velho que leva ações de saúde, cidadania e assistência social às populações fronteiriças de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (Bolívia). A expedição integra o Programa de Mobilidade Acadêmica, que promove experiências curriculares e extracurriculares por meio de parcerias com a Prefeitura de Guajará-Mirim, Secretaria Estadual de Educação e o Consulado Boliviano.

 

Os atendimentos envolvem diferentes áreas, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Estética e Cosmética, além de orientação jurídica, contábil e administrativa. Estudantes e professores estarão à frente das ações, que vão desde consultas médicas, exames laboratoriais, apoio odontológico e psicológico, até atividades de promoção da saúde, orientações para microempreendedores, assistência jurídica, elaboração de currículos e dicas para inserção no mercado de trabalho.

 

Segundo o diretor da Afya Porto Velho, André Samora, a iniciativa tem caráter formativo e social. “Nosso propósito é unir conhecimento acadêmico com responsabilidade social, proporcionando aos estudantes experiências práticas e, ao mesmo tempo, levando benefícios concretos à população da fronteira”, afirmou.

 

O programa seleciona os participantes por meio de edital, garantindo a oportunidade a acadêmicos de diferentes cursos. Para o diretor, a integração entre Brasil e Bolívia é um ponto central. “Estamos fortalecendo laços com o país vizinho, mostrando que a educação superior pode ser um instrumento de transformação social e cooperação internacional. Essa expedição é apenas o começo de uma jornada de colaboração duradoura”, destacou.

 

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.

Página inicial / Cidadania / Expedição Brasil-Bolívia leva saúde, cidadania e assistência social a comunidades da fronteira