21 de novembro de 2024

Ex-boxeador Adilson Maguila morre aos 66 anos em São Paulo

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

Vítima de demência pugilística, ex-lutador sofria de Encefalopatia Traumática Crônica, doença incurável ligada aos impactos repetidos na cabeça.

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24/10), aos 66 anos. O ex-lutador de boxe, que foi uma das grandes figuras do esporte no Brasil, lutava contra a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença neurodegenerativa incurável, semelhante ao Alzheimer, causada por golpes repetidos na cabeça. Essa condição afeta muitos atletas de esportes de contato.

A confirmação da morte foi feita pela esposa de Maguila, Irani Pinheiro, que compartilhou a notícia com uma emissora de televisão. “A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas Deus sempre esteve conosco”, disse ela emocionada.

Nos últimos tempos, Maguila aparecia em vídeos divulgados pela família, como em abril deste ano, quando foi visto praticando boxe ao ar livre, uma atividade que o ajudava a lidar com os sintomas da doença. “Mais um dia de treino com nosso peso-pesado”, dizia a legenda de uma das publicações.

No ano passado, a TV Cultura lançou uma minissérie chamada Maguila, Um Lutador, que retratou a trajetória vitoriosa do ex-boxeador. Maguila se aposentou do ringue nos anos 2000 e chegou a tentar uma carreira como cantor, revelando um talento que muitos fãs não conheciam.

Casado com Irani Pinheiro há mais de 40 anos, Maguila deixa um legado no boxe brasileiro e será sempre lembrado por sua garra e personalidade marcante.

José Adilson Rodrigues dos Santos - Maguila
José Adilson Rodrigues dos Santos Maguila