08 de setembro de 2024

Evolução da produção sustentável de alimentos é destaque na abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

peixe-post-madeirao-48x48

Evolução da produção sustentável de alimentos é destaque na abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

peixe-post-madeirao

Evento abre com ênfase na evolução da produção sustentável de alimentos

A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (20), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com uma estrutura mais moderna e acolhedora, a feira promete ser um sucesso novamente. A cerimônia reuniu autoridades, produtores rurais, especialistas do agro, investidores, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de comitivas internacionais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a Rondônia Rural Show, a maior feira agro da região Norte, exibirá durante seis dias casos de sucesso da agricultura na Amazônia, demonstrando alta produtividade e responsabilidade ambiental. O evento também será um espaço para troca de conhecimentos e bons negócios, com exposição das mais modernas tecnologias e inovações do setor.

Evolução da Agricultura

Para o governador Marcos Rocha, “Rondônia tem a solução para a alimentação sustentável do mundo e estamos mostrando isso nesta feira, que é feita pelo governo de Rondônia, mas pertence a todos que contribuem para torná-la um tremendo sucesso. Começou em 2012, movimentando R$ 186 milhões; em 2023, alcançou R$ 3,5 bilhões, refletindo a evolução da produção sustentável de alimentos de Rondônia, para o Brasil e o mundo. Este ano melhoramos ainda mais a estrutura da Rondônia Rural Show Internacional e acreditamos que colheremos mais uma vez o sucesso, para fortalecer a nossa economia, melhorar a qualidade de vida da população e valorizar o estado.”

Potencialidades de Rondônia

O governador também mencionou a posição privilegiada de Rondônia no cenário nacional, com a produção de cafés premiados, liderança na produção de Tambaqui, qualidade da carne proveniente do maior rebanho bovino do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação, fortalecimento da produção de grãos como soja e milho, e a atração de grandes indústrias, como a de etanol, que deve se instalar em Cerejeiras.

A primeira-dama do estado, Luana Rocha, enfatizou que o aumento de expositores e de visitantes no primeiro dia da feira mostra a união da população de Rondônia em prol do desenvolvimento do estado. “Essa feira é espetacular, com vários expositores mostrando o fruto do trabalho de cada um, tornando o estado mais próspero. Rondônia atrai quem está interessado em desenvolvimento”, afirmou.

Estrutura da Feira

Neste ano, o tema da feira é “Agricultura da Amazônia”. A quantidade de estandes expositores foi ampliada para 650, que vão desde modernos maquinários agrícolas até insumos, além de 26 vitrines tecnológicas que destacam as principais cadeias produtivas de Rondônia, como café, cacau e mandioca.

A estrutura do evento conta com espaços climatizados, como o Pavilhão Empresarial Internacional, Pavilhão da Agricultura e Pavilhão da Bovinocultura. Além disso, há sete estacionamentos, seis praças de alimentação temáticas, pronto-atendimento, segurança, banheiros e heliponto.

O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luis Paulo, destacou o esforço conjunto do governo de Rondônia na organização da feira. “A palavra que define essa feira é gratidão. Primeiramente a Deus, a todos do governo, e aos produtores que atenderam ao chamado e estão aqui para mostrar o trabalho de fortalecimento da agricultura e pecuária para o mundo.”

Participação Internacional

A feira atraiu representantes internacionais de países como Quênia, Costa do Marfim, Áustria, além do Departamento do Beni, na Bolívia, e agências de comércio e investimentos da França e Austrália. Representantes comerciais dos Estados Unidos, Peru e países africanos também estão presentes.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destacou a confiança dos empresários na economia de Rondônia. “Rondônia é gerador de empregos e riquezas, temos um ambiente favorável para os negócios. Com essa feira temos a expectativa muito positiva de vendas extraordinárias. Acreditamos que grandes negócios vão acontecer durante a Rondônia Rural Show Internacional.”

Solidariedade com o Rio Grande do Sul

A abertura da feira também destacou a importância de Rondônia continuar ajudando a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta dificuldades devido às enchentes. O governador Marcos Rocha anunciou o envio de uma nova equipe especializada em salvamento para colaborar com a força-tarefa no estado.

Divulgação

O público pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show pelo site oficial da feira, acessando o link rondoniaruralshow.ro.gov.br, pelo Portal do Governo de Rondônia rondonia.ro.gov.br/portal, no YouTube youtube.com/@governoro e no Instagram @rondoniaruralsow e @governoro. A cobertura da feira também é feita por emissoras de TV, rádios e sites.