Os Estados Unidos anunciaram a retirada de tarifas de 40% sobre uma série de produtos brasileiros, conforme publicado pela Casa Branca nesta quinta-feira (21). A medida beneficia exportações de carne bovina, café, açaí, cacau e outros itens.
Negociações com Lula
A decisão ocorre após uma redução anterior nas tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, incluindo os mencionados, que passaram de 50% para 40%. Agora, a alíquota para esses produtos, como café e carne, foi zerada. Diferentemente da ordem executiva anterior, que tinha alcance global, esta se aplica exclusivamente ao Brasil.
O presidente Donald Trump mencionou em comunicado a conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de outubro, destacando que a retirada das tarifas é resultado das negociações entre os dois governos.
“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento.”, declarou Trump.
O presidente também afirmou ter recebido recomendações de funcionários que indicavam que as importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional, devido ao progresso nas negociações.
A medida é válida para produtos que ingressarem nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro.

Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, em 15 de outubro de 2025. (Andrew Caballero-Reynolds / AFP)









