Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Informação é com a gente!

04 de março de 2026

EUA planejam três fases para a Venezuela, com transição de poder

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Plano dos EUA para a Venezuela inclui estabilização, recuperação econômica e transição de poder, segundo secretário de Estado

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, revelou nesta quarta-feira (7) que Washington tem um plano de três fases para a Venezuela, culminando na transição do poder do governo de Nicolás Maduro. A estratégia, segundo Rubio, visa estabilizar o país, promover a recuperação econômica e, por fim, permitir uma mudança de governo.

“O primeiro passo é a estabilização do país. Não queremos que ele desemboque em caos”, afirmou o secretário de Trump. Para isso, os EUA planejam uma “quarentena” da Venezuela no mercado internacional, incluindo a apreensão de petroleiros.

Rubio detalhou que os EUA pretendem tomar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo venezuelano, atualmente impedido de ser vendido devido às sanções e à quarentena imposta pelos Estados Unidos. “Eles têm óleo que está preso na Venezuela. Eles não podem movê-lo por causa da nossa quarentena e porque está sancionado. Nós vamos vendê-lo no mercado, nas taxas de mercado, não nos descontos que a Venezuela estava recebendo”, explicou.

A receita obtida com a venda do petróleo, segundo Rubio, será destinada a beneficiar o povo venezuelano, e não o regime de Maduro. “Esse dinheiro será, então, tratado de uma forma que nós vamos controlar como é distribuído, de uma forma que beneficie as pessoas venezuelas, não a corrupção, não o regime”, declarou.

A segunda fase do plano americano envolve a “recuperação” da economia venezuelana, com o objetivo de permitir o acesso de empresas americanas e de outros países ao mercado local de forma justa. Paralelamente, haverá um processo de reconciliação nacional, com anistia e libertação de presos políticos, além do retorno de opositores ao país para reconstruir a sociedade civil.

“Também, ao mesmo tempo, começar a criar o processo de reconciliação nacional, dentro da Venezuela, para que as forças da oposição sejam amnistizadas e liberadas de prisões ou trazidas para o país e comecem a reconstruir a sociedade civil”, disse o secretário de Estado.

A terceira e última fase, conforme Rubio, será a de transição de poder. “E, então, a terceira fase, é claro, será a de transição”, concluiu.

Com informações do G1

Página inicial / Mundo / EUA planejam três fases para a Venezuela, com transição de poder