Tempestade de inverno causa caos nos EUA, com temperaturas que podem chegar a -45°C e mais de 10 mil voos cancelados
Uma forte tempestade de inverno está causando uma onda de frio histórica nos Estados Unidos, com temperaturas mínimas que podem chegar a -45 °C. As autoridades alertam para o risco de morte por hipotermia, especialmente nos próximos dias.
De acordo com uma contagem da Associated Press, baseada em números oficiais divulgados por governos locais, já são 13 as mortes confirmadas em decorrência do clima extremo. Pelo menos 20 governadores declararam estado de emergência em seus estados.
Mais de um milhão de residências estão sem energia elétrica e quase 190 milhões de pessoas estão sentindo os impactos da tempestade. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirmou: “Estamos prevendo o período de frio mais longo e os maiores volumes de neve em vários anos no estado. Recordes já foram quebrados”.
O transporte aéreo foi severamente afetado, com mais de 11 mil voos cancelados. No estado do Texas, as autoridades confirmaram três mortes, incluindo a de uma jovem de 16 anos em um acidente de trenó. Na Louisiana, duas pessoas morreram de hipotermia, segundo o Departamento de Saúde do estado. Três mortes foram registradas em Tennessee e uma em Kansas.
Em Nova York, o prefeito Zohran Mamdani informou que cinco pessoas foram encontradas mortas ao ar livre durante o fim de semana. Embora não tenha confirmado que as mortes estejam diretamente ligadas ao clima, Mamdani ressaltou: “Não há lembrete mais poderoso do perigo do frio extremo”.
A situação exige cautela e atenção redobrada, com a população sendo orientada a se proteger do frio intenso e evitar exposição prolongada ao ar livre. A previsão é de que as condições climáticas adversas persistam nos próximos dias.
Com informações do G1










