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11 de julho de 2025

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Estudo avalia se preço do m², um dos maiores do país, pode reduzir no AC após ponte interligar estados

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Ponte sobre o Rio Madeira vai ser entregue nesta sexta-feira (7). Expectativa é que aumento da concorrência gere preços menores e diversidade de insumos para construção. Estudo avalia se preço do m², um dos maiores do país, pode reduzir no AC após ponte interligar estados
Hugo Costa/CBN Amazônia
São diversos fatores que fazem o Acre sempre estar no topo dos estados com preço do metro quadrado mais caro do país – um deles é a logística. Segundo a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a matéria-prima para o setor de construção civil não é produzida no estado, mas importada do Centro-sul do país.
A partir desta sexta-feira (7), essa logística vai ficar mais fácil com a entrega da ponte sobre o Rio Madeira, fazendo com que o acesso do Acre com o resto do Brasil seja terrestre sem precisar mais da interferência de uma balsa – o que fazia com que fossem pagos dois fretes : terrestre e fluvial.
Os setores de indústrias e comércio fazem projeções otimistas para o reflexo dessa entrega na economia do estado. Um desses reflexos, por exemplo, vai poder ser sentido no preço do metro quadrado – o terceiro maior do país, segundo dados divulgados pelo Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) em abril – data da última avaliação.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que o acreano paga R$ 1.424,74 no metro quadrado. O valor é mais baixo somente se comparado ao praticado em Santa Catarina (R$ 1.494,05) e Rio de Janeiro (R$ 1.447,42). No ano, o índice acumula alta de 1,90% e, nos últimos doze meses, 9,83%.
Para o setor, a expectativa é que a chegada de novas indústrias investindo no Acre, devido à facilitação do acesso, gere mais concorrência e, consequentemente, a queda no preço de alguns insumos.
“Tudo ainda é superficial, mas estamos trabalhando em um estudo para tentar chegar em percentual que seja compreensível para a sociedade, porque quando a gente fala que há uma possibilidade de uma redução, é também com relação a alguns insumos, porque grande parte dos insumos usados na construção civil do Acre é importada do Centro-sul porque não produzimos”, explica o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro.
Ela destaca ainda que esse reflexo pode demorar ser efetivamente sentido, já que muitos empresários do ramo trabalham com estoques de até seis meses, então o preço já está embutido.
Ponte que liga AC e RO deve reduzir preço do transporte de mercadorias e aposentar balsa
Pedro Devani/Secom-AC
Outros fatores
Segundo Ribeiro, o transporte interfere muito na questão do estado liderar o ranking de metro quadrado mais caro, mas também não é o único fator que deve ser avaliado, porém, as expectativas são boas para os empresários e consumidores acreanos.
“Aço, cimento e pedra, são insumos que têm dificuldade muito grande de transporte devido à balsa, tínhamos uma quantidade menor que era transportado, mas é variável porque vamos ter outros produtos oferecidos por outras indústrias que antes não se aventuravam em mandar os produtos para cá, como é o caso de tintas e outros materiais de acabamento. Quando você tem uma diversificação, você gera opções que, consequentemente, geram competitividade e também vamos ter um aumento de profissionais de outros estados, o que facilita bastante”, especifica.
O presidente da federação destaca ainda que a entrega da ponte é um simbólica e um marco para que o progresso de alguns segmentos do estado. Inclusive, seria um primeiro passo para uma atualização no processo construtivo ainda usado no estado acreano.
“O nosso processo construtivo é muito mais convencional. A gente usa muita mão de obra, materiais e insumos com mais complexidade, quando você vai para os grandes centros, temos um processo construtivo mais veloz, então você reduz o custo porque quando mais demora uma a construção, mais cara ela fica e no Centro-sul eles têm um processo construtivo inovador, com procedimentos que não usam mais alvenaria convencional, usam estruturam em aço e a execução da obra já é com equipamentos de última geração – coisa que a gente ainda toparia bastante até que pudéssemos investir”, pontua.
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