Estudantes da Unir aguardam implantação de restaurante universitário há 10 anos

peixe-post-madeirao

Estudantes da Unir aguardam implantação de restaurante universitário há 10 anos

peixe-post-madeirao
Inscrições de concurso público para professor são prorrogadas pela Unir

Há dez anos os acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) solicitam a instalação de um Restaurante Universitário (RU). Na última semana os estudantes organizaram uma nova campanha nas redes sociais, destacando que a instituição é a única da região Norte, em âmbito federal, que não possui RU nos campi.

De acordo com os alunos construção do restaurante começou, mas foi parando ao longo do tempo ou acabou sendo utilizada para outros fins. É o caso do espaço do restaurante de Cacoal onde está sendo projetado uma nova biblioteca.

Licitações

Até o momento a única obra concluída foi a da Capital e segundo a reitoria da Universidade o local ainda precisa cumprir processos, como licitações para compra de equipamentos e contratação da empresa responsável pela alimentação. A reitoria informou aos alunos que a previsão para abertura do restaurante é em meados de 2023.

A Unir afirma que a obra do prédio do restaurante universitário da Capital foi iniciada há uma década, mas durante esse período houveram desistências de empresas vencedoras de licitações, falência e, mais recentemente, a paralisação dos trabalhos em função da pandemia de Covid-19.

Por meio de nota a universidade informou que em todos os casos as empresas estão sendo formalmente responsabilizadas por quebra de contrato. 

Marmita

Sem restaurante universitário os acadêmicos da Unir levam marmita pra aula, compram alimentos vendidos nas cantinas ou de outros estudantes. Atualmente existem dois refeitórios no local, porém apenas um está funcionando para uso de todos os estudantes do campus. Fonte: SGC