Estudante de Cacoal é selecionada para participar de Conferência Nacional

peixe-post-madeirao

Estudante de Cacoal é selecionada para participar de Conferência Nacional

peixe-post-madeirao
cacoal estudante

Com o projeto “Água é Vida: Não desperdice”, Thays de Oliveira Lima, de 11 anos, aluna do 6º ano na Escola Municipal Dr. João de Deus Simplício, do distrito de Divinópolis, será a representante de Cacoal na 5ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, de 15 a 19 de junho, em Brasília (DF).
Em seu trabalho, Thays procurou sensibilizar a comunidade onde mora sobre a necessidade de acabar com o desperdício de água: “Percebi que há grande desperdício de água, então elaborei o projeto para mostrar aos moradores de lá que esse desperdício tem que ser combatido”.
O projeto apresenta algumas possíveis soluções para o problema, desde a manutenção dos meios de distribuição de água, até a mudança de atitude das pessoas. “Sugiro que sejam substituídas por canos as mangueiras utilizadas hoje, evitando assim grande parte dos vazamentos por rachaduras. Abordo também a questão do desperdício nas atividades do dia a dia como não deixar torneiras abertas por muito tempo em banhos e lavagem de vasilhas”, aponta a estudante.

Escolhidos

O projeto foi selecionado na 4ª Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, no começo de maio em Cacoal. A seletiva começou com 52 projetos de todo o estado. Na segunda fase, caiu para 25. Desses, 16 foram escolhidos para representar Rondônia na 5ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília. Cinco escolas da zona rural de Cacoal elaboram projetos. Thays terminou a seletiva estadual na oitava posição e será a única representante do município na delegação que irá à fase nacional.
Para a professora Maria de Fátima Lima, facilitadora dos 5 projetos elaborados em Cacoal, a iniciativa resultará em grandes transformações na vida da autora e na comunidade onde vive: “Isso marcará a vida dela, haja vista que é um reconhecimento pelo seu esforço e iniciativa. Este trabalho também será apresentado à comunidade, e provavelmente surtirá mudanças”.
A prefeita Glaucione Rodrigues parabenizou Thays pela conquista e sensibilidade ao tratar do tema. “A água é um bem precioso que precisamos cuidar com muito carinho e atenção. Fico feliz por ter elaborado este projeto que aborda o desperdício em sua comunidade e as maneiras de combatê-lo. Desejo sorte a ela para que possa representar o município com excelência e tranquilidade”, expõe a prefeita.