Fórmula 1: Verstappen vence GP da Emilia-Romagna em Imola

peixe-post-madeirao

Fórmula 1: Verstappen vence GP da Emilia-Romagna em Imola

peixe-post-madeirao
max-verstappen-gettyimages-1313127668

Max Verstappen venceu uma corrida maluca no GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1. O holandês voou desde a largada, quando pulou da terceira para a primeira posição, e foi quase perfeito em uma prova repleta de escapas e batidas por causa da chuva. Até bandeira vermelha teve em Imola neste domingo. Nem o piloto da RBR passou sem sustos com um deslize antes da relargada, mas conquistou sua 11ª vitória da carreira. Lewis Hamilton foi o segundo colocado, e Lando Norris completou o pódio.

Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na largada do GP da Emilia-Romagna — Foto: Bryn Lennon / Getty Images
Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na largada do GP da Emilia-Romagna — Foto: Bryn Lennon / Getty Images

Até Hamilton errou na corrida maluca de Imola. O heptacampeão escapou da pista e chegou a bater no guard rail, mas foi beneficiado por uma bandeira vermelha logo na sequência para conseguir fazer uma prova de recuperação. Ele subiu da nona para a segunda posição e ainda manteve a liderança do campeonato por ter feito a melhor volta do dia.

A interrupção da corrida na volta 34 se deu depois de uma forte batida entre George Russell e Valtteri Bottas, que trocaram farpas ao deixar a pista. Nicholas Latifi e Mick Schumacher também bateram, mas o filho do lendário heptacampeão mundial conseguiu concluir a prova.

A terceira etapa da Fórmula 1 2021 será disputada no dia 2 de maio, o GP de Portugal, em Portimão.

Resultado da corrida

O pódio

 

VERSTAPPEN: “Para ser sincero, foi muito difícil permanecer no caminho certo! Tive um momento ali na minha relargada (quando quase rodei), mas tudo correu muito bem”.

HAMILTON: “Parabéns ao Max. Ele fez um trabalho fantástico. Também parabéns para Lando. Que trabalho incrível! Do meu lado, não foi o melhor dos dias. A primeira vez que cometi um erro em muito tempo, mas estou grato por ter sido capaz de trazer o carro para casa hoje.”

NORRIS: “Tentei me agarrar ao segundo lugar, Lewis foi um pouco rápido demais para mim! É bom lutar com esses caras e estar lá por mérito, espero ter mais no futuro.”

 

A largada

 

A chuva deu um clima de tensão para a largada. Fernando Alonso bateu a caminho do grid, mas recuperou o carro em tempo da largada. Charles Leclerc escapou da pista na volta de apresentação.

Quando as luzes verdes acenderam, os carros da RBR voaram para cima de Lewis Hamilton. Max Verstappen saiu da terceira posição para ganhar a liderança na segunda curva, forçando o heptacampeão a passar por cima da zebra, danificando a asa dianteira.

Momentos-chave

1. Antes mesmo da largada, a chuva já fez uma vítima. Fernando Alonso escorregou e bateu a caminho do grid de largada. O espanhol da Alpine teve de voltar aos boxes para reparar o nariz do carro.

2. Muitos pilotos tiveram de fazer ajustes para a pista molhada já na posição de largada, inclusive trocando pneus. Sebastian Vettel, que largaria na 13ª posição, teve de sair dos boxes.

3. Leclerc rodou na volta de apresentação e escapou da pista, mas conseguiu manter o carro em situação de corrida.

4. Quando a largada foi autorizada, Max Verstappen voou para assumir a liderança, forçando Hamilton a passar por cima da zebra, danificando a asa dianteira.

5. Sainz e Pérez deram escapadas e perderam posições na primeira volta.

6. Nicholas Latifi escapou em uma curva, conseguiu colocar o carro de volta à pista, mas foi tocado por Mazepin e bateu na Variante Alta. Safty Car entra em ação,

7. Durante o safety car, Mick Schumacher tentou aquecer os pneus e acabou rodando. Bateu na saída dos boxes e perdeu o bico na quarta volta.

8. Pérez escapou da pista durante o safty car na sexta volta e foi ultrapassado por Ricciardo e Gasly, mas recuperou a quarta posição, uma ação que acabou sendo punida com 10 segundos no pit stop.

9. A relargada foi dada na sétima volta. Hamilton tentou atacar Verstappen, que segurou bem a liderança e depois abriu vantagem.

10. Na oitava volta, Lando Norris passou três carros de uma vez (Sainz, Stroll e Gasly), mas Gasly retomou a sexta posição.

11. Com pneus de chuva pesada, Gasly perdeu rendimento e foi sendo ultrapassado a cada volta, caindo de sexto para 15º.

12. Sainz escapou da pista na 11ª volta, mas conseguiu se manter na corrida.

13. Gasly enfim foi aos boxes na 16ª volta para colocar pneus de chuva leve para tentar recuperar posições.

14. Mais rápido que o companheiro de McLaren, Norris pediu passagem, e Ricciardo deu a quinta posição na 18ª volta.

15. Vettel sofreu uma punição de 10 segundos de “stop and go” por estar sem as rodas no momento de sinal de cinco minutos para a largada. Ele cumpriu na volta 25, logo depois de ser o primeiro piloto a colocar pneu médio.

16. Vesrtappen fez o pit stop na volta 27, colocando pneus médios. Hamilton e Leclerc pararam na volta seguinte, e as posições dos três primeiros se mantiveram.

17. Pérez cumpriu a punição de 10 segundos no pit stop na volta 29.

18. Hamilton escapou quando tentava passar um retardatário na volta 31 e acabou tocando a asa dianteira no guard rail. Ele teve dificuldade para retornar à pista e caiu para a nona posição.

19. Bottas e Russell se enroscaram e bateram na volta 33. Fim de prova para os dois. Russell ficou na bronca e foi tirar satisfação com Bottas. Safety car na pista.

20. Bandeira vermelha! Corrida foi suspensa na volta 34 para a limpeza da pista depois da batida entre Russell e Bottas.

23. No meio do pelotão, Tsunoda rodou na relargada e despencou da nona para a 15ª posição.

24. Pérez escapou sozinho na volta 38 e caiu de quarto para 14º.

25. Hamilton ultrapassou Stroll na volta 39 e assumiu a sexta posição.

26. Hamilton ultrapassou Ricciardo na volta 42 e assumiu a quinta posição.

27. Pérez tentou ultrapassar Vettel pela 13ª posição, chegou a passar, mas os dois se tocam levemente, e o alemão recuperou o posto.

28. Hamilton ultrapassou Sainz na volta 50 para assumir a quarta posição.

29. Hamilton ultrapassou Leclerc na volta 55 para assumir a terceira posição.

30. Hamilton ultrapassou Norris na volta 60 para voltar a segunda posição.

31. Vettel se retirou da prova na penúltima volta com problemas nos freios.

 

Fonte: Globo Esporte