Fórmula 1: Bottas vence corrida sprint em Monza, mas pole fica com Verstappen

peixe-post-madeirao-48x48

Fórmula 1: Bottas vence corrida sprint em Monza, mas pole fica com Verstappen

peixe-post-madeirao

Max Verstappen, da Red Bull, vai começar o Grande Prêmio da Itália na pole position após aumentar sua vantagem no campeonato de Fórmula 1 sobre Lewis Hamilton, da Mercedes, para cinco pontos na corrida sprint deste sábado (11), que definiu o grid da corrida de domingo (12).

Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton, venceu a corrida de 18 voltas disputada na pista mais rápida do calendário, mas em razão de penalidades pela troca da unidade de potência de seu carro o finlandês irá para o final do grid na corrida principal em Monza.

Isso deixou Verstappen em vantagem para tentar sua oitava vitória em 14 corridas na temporada 2021, já que o Hamilton vai largar apenas em quarto lugar.

“A corrida foi melhor que o esperado, marcamos alguns pontos. Vai ser uma corrida interessante amanhã”, disse Verstappen, segundo colocado na bandeira quadriculada.

“Não espero que seja uma corrida muito direta e fácil por causa de Valtteri vindo da parte de trás [do grid] e Lewis começando em P4 com muito ritmo. Veremos o que podemos fazer contra eles.”

O australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, sairá em segundo ao lado do holandês da Red Bull. É a primeria vez que Ricciardo largará da primeira fila desde o GP do México de 2018, quando ele era companheiro de Vestappen.

Bottas somou três pontos no campeonato, Verstappen dois e Ricciardo um em um formato de corrida experimental, testado apenas pela segunda vez após a estreia em Silverstone, em julho.

“Foi um bom sprint. Tudo correu bem, fiz uma boa largada e o carro estava muito consistente”, disse Bottas. “Foi um fim de semana perfeito, mas tenho a penalidade do grid. Isso acontece. Tudo é possível (no domingo). Nunca se sabe. Vou continuar pressionando.”

Ordens de equipe

A Mercedes planejava impor que seus pilotos trocassem de lugar durante a corrida e maximizassem a pontuação de Hamilton, mas essa oportunidade nunca se materializou.

O heptacampeão caiu quatro posições na largada e recuperou apenas uma quando Pierre Gasly, da AlphaTauri – vencedor surpresa do ano passado na corrida em casa da equipe italiana –, bateu na McLaren de Ricciardo na primeira chicane e se acidentou.

A batida de Gasly causou a entrada do safety car até o final da terceira volta e Hamilton não conseguiu chegar perto o suficiente de Lando Norris, da McLaren, depois disso para tentar uma ultrapassagem.

“Não foi ótimo”, disse o britânico sobre sua tarde. “Tenho que tentar descobrir como posso ultrapassar e tentar limitar os danos [ao carro]”, completou Hamilton.

“Você viu o ritmo da Red Bull, eles estão tão rápidos. Deve ser uma vitória fácil (para Verstappen) e tenho que tentar passar os dois caras (Ricciardo e Norris).”

A dupla da Ferrari formada por Charles Leclerc e Carlos Sainz, que sofreu forte batida no treino final, vai dividir a terceira fila em casa.

O italiano Antonio Giovinazzi vai largar em sétimo pela Alfa Romeo, com o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, ao seu lado. Lance Stroll, da Aston Martin, sairá em nono e Fernando Alonso, da Alpine, na 10ª posição.

Fonte: EBC