F1 e FIA falam em decepção em Spa “por todos os fãs”, mas reforçam: segurança é prioridade

peixe-post-madeirao-48x48

F1 e FIA falam em decepção em Spa “por todos os fãs”, mas reforçam: segurança é prioridade

peixe-post-madeirao

A Fórmula 1 sente que fez o possível no domingo (29) em Spa-Francorchamps. Refletindo sobre um GP da Bélgica que não teve uma única volta com bandeira verde, a categoria lamentou as péssimas condições climáticas e reforçou o foco na segurança de todos.

O comunicado é assinado por Fórmula 1, representada pelo Liberty Media, e FIA. As duas entidades aplaudiram os esforços da direção de prova, capitaneada por Michael Masi.

“Após as grandes interrupções climáticas no GP da Bélgica de 2021, FIA e Fórmula 1 lamentam por não entregar uma corrida completa aos fãs, tanto na pista quanto em casa”, apontou o comunicado. “Entretanto, a segurança de pilotos, fiscais e espectadores precisa ser a prioridade. A decisão dos comissários de aumentar a janela para a corrida nos deu a maior oportunidade de maximizar a pilotagem no dia. Infelizmente, as condições climáticas não melhoraram a ponto de permitir mais voltas”, seguiu.

“Grande decepção hoje em Spa. Infelizmente, as condições climáticas não permitiram uma corrida normal. Lamento pelos fãs e fico ansioso para o próximo GP, em Zandvoort”, concordou Jean Todt, presidente da FIA, em mensagem via Twitter.

O GP da Bélgica teve chuva incessante, impossibilitando a realização de uma corrida segura. As voltas de formação e de safety-car serviram apenas para confirmar que a visibilidade dos pilotos estava longe do dia. Com apenas duas voltas atrás do carro de segurança, Max Verstappen levou a vitória. A pontuação é cortada pela metade, mas o holandês diminui a vantagem de Lewis Hamilton no Mundial para 3 pontos.

Gonte: Grande Prêmio