Informação é com a gente!

09 de março de 2026

Informação é com a gente!

09 de março de 2026

Esporte e cultura Xikrin: projeto em Bacajá (PA) fortalece aldeias

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Iniciativa leva modalidades do arco e flecha ao futebol feminino para 14 aldeias na Terra Indígena Bacajá.

Uma parceria entre a Associação Indígena Berê Xikrin e a Transpetro está impulsionando o projeto ‘Kurkràdjá Xikrin Transpetro’, que leva atividades esportivas e formação em sustentabilidade para a Terra Indígena Bacajá, no Pará. A iniciativa, com duração de 12 meses, busca integrar jovens e adultos, unindo práticas tradicionais, como o arco e flecha, ao desenvolvimento humano e à proteção ambiental.

O projeto, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, leva recursos e políticas públicas a territórios historicamente afastados do fomento esportivo estruturado. “Este projeto é um marco para o nosso povo em torno de um objetivo comum. O Xikrin sempre foi apaixonado pelo esporte, mas agora temos organização para fortalecer tanto o futebol quanto as nossas tradições, como o arco e flecha”, comenta o Cacique Beb Kamati Xikrin, Presidente da Associação Indígena Bere Xikrin da TI Bacajá.

Ao todo, a iniciativa movimenta a Aldeia Krahn e outras 14 comunidades ligadas à Associação Berê Xikrin. O cronograma inclui seis modalidades: corrida, pau de sebo, cabo de guerra, arco e flecha, além do futebol nas categorias feminina e masculina.

Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin. Foto: Helena Palmquist/Acervo MPF-PA
Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin. Foto: Helena Palmquist/Acervo MPF-PA

As atividades respeitam os costumes locais e buscam o equilíbrio entre a tradição e o interesse da comunidade.

A preservação da natureza também é um pilar do projeto. Toda a execução é orientada por práticas sustentáveis, com ações de conscientização sobre o descarte correto de resíduos e o cuidado com o território, reforçando valores que já fazem parte do modo de vida Xikrin e integrando o esporte ao cuidado com a floresta.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Cultura / Esporte e cultura Xikrin: projeto em Bacajá (PA) fortalece aldeias