Especialistas alertam: O fumo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão

peixe-post-madeirao

Especialistas alertam: O fumo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão

peixe-post-madeirao

Dia Nacional de Combate ao Fumo É Comemorado Hoje

Hoje, 29 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, apontado como o principal causador do câncer de pulmão, uma das formas mais prevalentes de câncer no mundo e a quarta mais comum no Brasil.

Campanha de Conscientização no Rio de Janeiro

A Fundação do Câncer estará na Rodoviária do Rio de Janeiro hoje para distribuir panfletos com um QR code que direciona para um guia prático para parar de fumar. A iniciativa acontece das 7h às 18h.

Quem passar pelo terminal terá a chance de participar da campanha interativa #FumoTôFora, podendo tirar fotos e escolher mensagens para postar nas redes sociais, como “Sou vitorioso! Larguei o cigarro” ou “Cigarro nunca mais”.

Alcance Nacional

Outros terminais rodoviários geridos pela Socicam também estarão veiculando mensagens de conscientização. Entre eles estão terminais de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí, Campo Grande e Brasília.

“Um recente estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou que o percentual de gasto mensal com cigarro é maior entre os mais pobres e mais jovens”, destaca Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer.

O Impacto do Tabagismo

De acordo com Wesley Pereira Andrade, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o tabaco está associado a outros tipos de câncer além do pulmão, como boca, esôfago e intestino. “Significa que as vias urinárias são alvo também dos efeitos do tabagismo.”

Diagnóstico Precoce

“Cerca de 85% a 90% dos casos de câncer de pulmão são tabaco relacionados”, aponta Andrade. Ele também frisa a importância do diagnóstico precoce, especialmente para pessoas acima dos 55 anos que fumam bastante.

Fumantes Passivos

“O tabagismo passivo é outro fator de risco”, adverte Andrade. Ele ressalta que quem convive com fumantes está mais exposto a doenças pulmonares e câncer.

Tratamento

Se detectado precocemente, o tratamento pode ser cirúrgico, com remoção da parte afetada do pulmão, seguido de terapias adicionais.

Sintomas

Sintomas como tosse diferente do usual, falta de ar e perda de peso devem ser um alerta para procurar atendimento médico.

Cigarro eletrônico, também conhecido como vape pelos adolescentes – Divulgação Ministério da Saúde

Cigarro Eletrônico

Embora o número de fumantes tenha caído no Brasil, o consumo de cigarros eletrônicos está em alta, especialmente entre os jovens. “Para garantir uma velhice com qualidade de vida, mais saudável, é fundamental a conscientização dos jovens”, afirma Rafael Canineu, diretor médico de Health Analytics da Alliança Saúde.