A expansão da rede de esgoto em Ariquemes transforma a rotina dos moradores, impulsiona a economia local e garante mais saúde para todos
A ampliação da rede de esgoto em Ariquemes tem trazido uma nova realidade para moradores e empresários, que antes enfrentavam problemas de contaminação, mau cheiro e altos custos com a manutenção de fossas. A obra, realizada pela Águas de Ariquemes, já apresenta resultados positivos na saúde pública, no meio ambiente e na economia da cidade.
\n\n
Um exemplo é o da clínica veterinária de Luana Gomes, que sofria com a sobrecarga da fossa interna. “A gente tinha uma fossa daqui do próprio estabelecimento e essa fossa, pela capacidade, não foi suficiente, ela selou de uma forma muito rápida. Precisamos fazer outra e não resolveu, selou. A gente não tinha mais espaço para fazer uma terceira fossa aqui, estudamos várias formas.”, relata a médica veterinária.
\n\n
Além dos gastos, o mau cheiro gerado pelas manutenções constantes afetava clientes e vizinhos. Com a ligação à rede de esgoto, a situação mudou drasticamente. Para Luana, o saneamento adequado também beneficia a saúde dos animais e das famílias. “Além de ser muito melhor para o meio ambiente, pensando nessa questão de contaminação de solo por conta das fossas, nós tínhamos um gasto muito grande, muito alto com limpa fossa, que é um valor que a gente poderia estar investindo em alguma outra coisa. Inclusive, nós temos uma alta taxa de atendimento de pacientes com giardíase. Então, assim como não é aconselhável a gente tomar uma água não tratada, não é aconselhável que os nossos pets tomem também.”, explica.
\n\n
Guilherme Coeli, diretor executivo da Águas de Ariquemes, ressalta que o avanço da rede reduz os riscos ambientais e melhora a saúde pública. “O esgoto tratado é prevenção de doenças nas casas, uma vez que, a partir da conexão, as casas não precisam mais ter o uso das fossas, que são fontes de contaminação, inclusive, dos nossos lençóis freáticos. Então, fazendo a conexão, além de garantir uma economia com a manutenção das próprias fossas internas, a pessoa vai estar, naturalmente, contribuindo para um meio ambiente melhor e para saúde da nossa comunidade”, afirma.
\n\n
O engenheiro civil Fabio Pazini destaca o impacto positivo na produtividade do comércio. “Na medida em que você aumenta o acesso a esse serviço, você reduz a quantidade de doenças, de pessoas expostas a essas doenças de vinculação hídrica, como dengue, febre tifoide, entre outras, e você aumenta a produtividade. Automaticamente, você vai aumentar a produtividade no comércio, pois você vai reduzir as faltas dos trabalhadores”, pontua. Ele complementa: “É uma atividade que movimenta o mercado local. Você tem ampliação de obras, logo você tem contratação de pessoas e com a contratação dessas pessoas, você tem um aumento no consumo do mercado.”
\n\n
Ariquemes é o município que mais investe em saneamento em Rondônia, com 120 km de rede já entregues e uma cobertura que saltou de zero para 30%. A expansão contínua da rede e novas ligações prometem avanços ainda maiores em saúde, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população.
“,
“tags”: [“saneamento básico”, “Ariqüemes”, “Rondônia”, “esgoto tratado”, “saúde pública”, “desenvolvimento econômico”],
“meta_descricao”: “A expansão da rede de esgoto em Ariquemes (RO) transforma a vida dos moradores, impulsiona a economia e garante mais saúde. Veja como!”,
“resumo”: “A ampliação da rede de esgoto em Ariquemes está melhorando a qualidade de vida dos moradores, reduzindo problemas de saúde e impulsionando a economia local. O município é o que mais investe em saneamento em Rondônia.”
}
Com informações do G1











