Um dos locais mais frequentados por desportistas, crianças e famílias inteiras em Porto Velho todos os dias, principalmente nos fins de semana, se tornou fonte de preocupação da saúde pública e está preocupando a população da capital.
Usuários do Espaço Alternativo que já estavam acostumados com a presença de jacarés, cobras, lagartos e outros bichos da falta amazônica agora começam a dividir espaço das caminhadas, piqueniques, diversão e lazer com os temidos escorpiões.
Nesta semana um homem que passeava com a esposa e filhos pelo local conseguiu filmar o aracnídeo “intruso”, caminhando livremente pela calçada, oferecendo risco a todos. A picada do escorpião pode matar.
De acordo com o homem, várias pessoas já haviam relatado terem visto, capturado ou matado escorpiões no espaço alternativo e por conta disso, tem tido atenção redobrada, principalmente quando leva o filho para passear.
“Eles [os escorpiões] tem aparecido com certa frequência no Espaço Alternativo, tanto na pista de caminhada como na grama e na calçada e isso tem deixado tomo mundo preocupado, pois trata-se de um bicho cuja picada pode levar à morte. Estou sempre atento, mas isso as vezes pode não ser suficiente”, disse Marcelo, que faz atividades físicas todos os fins de tarde no local.
Uma das suspeitas que podem ter atraído escorpiões para o espaço alternativo é a quantidade de lixo e restos de alimentos que são deixados todos os dias no local. Com a crescente quantidade de ambulantes, que vendem de picolé à jantar completo, os ratos e baratas estão agora dividindo espaço com os escorpiões. A manutenção e a limpeza do local são de responsabilidade da prefeitura.
TOP 5 ESCORPIÕES MAIS VENENOSOS DO MUNDO
5° – Centruroides vittatus
Localização: América do Norte
Tamanho: 5-7 cm
Ao contrário de muitos outros escorpiões, o Centruroides vittatus pode ser facilmente encontrada em diversos habitats. Devido à sua proximidade com os seres humanos, este tipo (embora não agressivo), muitas vezes pode causar acidentes. A sua picada causa dor que pode durar por 20 minutos e raramente permanecer por até 3 dias, mas não chega ser fatal. Apesar isso, relatos ainda sob análise sugerem que esta espécie seja responsável pela morte de várias pessoas.
4° – Parabuthus transvaalicus
Localização: África
Tamanho: cerca de 12 cm
Talvez o fato mais curioso sobre o escorpião Parabuthus transvaalicus, é que ele, assim como algumas cobras, pode disparar o seu veneno.
Uma vez lançado, o jato de veneno pode pode chegar a 1 metro de distância, e quando exposto aos olhos pode causar uma sensação muito dolorosa e cegueira temporária, ou cegueira permanente, caso as toxinas não sejam devidamente removidas.
Esta espécie não é letal, mesmo assim seu veneno representa um risco considerável para pessoas alérgicas.
3° – Escorpião do deserto
Localização: Médio Oriente, Norte de África, Índia
Tamanho: mais de 9 cm
À exemplo de outros escorpiões da espécie “Androctonus”, o Escorpião do deserto também é mortal. Embora seu veneno não seja tão forte como o do Escorpião Amarelo da Palestina (Deathstalker) ou do Escorpião-negro, ele é capaz de matar uma pessoa em apenas 2 horas, se não for ministrado o soro a tempo. Apesar de sua toxina não ser fatal para um adulto saudável, é bastante difícil obter o soro contra a picada desse escorpião.
2° – Escorpião-negro
Localização: Oriente Médio e Norte da África
Tamanho: cerca de 10 cm
O Escorpião-negro ou Androctonus crassicauda é uma das espécies mais venenosas de escorpiões no mundo. A palavra “Androctonus” significa assassino de homem.
Entre todas as espécies de escorpiões, talvez a que representa maior perigo seja essa. Seu veneno é uma neurotoxina poderosa, capaz de se equiparar ao veneno do Escorpião Amarelo da Palestina (Death Stalker). Esta espécie é responsável pela morte de várias pessoas a cada ano.
Ainda existe divergência sobre qual é o escorpião mais mortal, o Escorpião-negro ou o Deathstalker.
1° – Escorpião Amarelo da Palestina (Death Stalker)
Localização: Oriente Médio e Norte da África
Tamanho: 10-13 cm
Conhecido como Deathstalker, o Escorpião Amarelo da Palestina possui o veneno mais mortal dentre todas as espécies de escorpiões. Seu veneno é uma neurotoxina que pode causar dor insuportável, febre seguida de coma, convulsões, paralisia e morte. Felizmente, para os seres humanos adultos saudáveis, a picada deste aracnídeo, embora dolorosa, não chega a matar. O perigo maior fica para as pessoas do grupo de alto risco de morte: crianças pequenas, idosos, e enfermos.
















