Após parceria firmada com o Ifro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres de Pontes é a primeira a receber a robótica educacional como ferramenta de aprendizagem em Ji-Paraná. Na quarta-feira (15), foi aplicada a primeira aula do projeto que deve atender mais de 100 alunos do 6º ao 9º ano.
Segundo a vice-diretora, Kely Dias, a parceria realiza um sonho: “Estou emocionada pois, até pouco tempo, falar sobre um projeto desses na escola rural estava fora da nossa realidade. Essa parceria está sendo de grande importância para a formação dos nossos alunos”.
Os monitores que compartilham conhecimento com as crianças são alunos do Ifro que estão concluindo a formação e são capacitados como professores da área. O ensino de programação com robótica educacional em Lego é aprovado pelo MEC. O projeto começou, em 2015, no Campus Ifro de Ji-Paraná, sendo o pioneiro do estado de Rondônia. Essa é a primeira vez que as atividades são aplicadas fora do instituto.
“Dividimos a equipe em duas. Uma equipe deve trabalhar todas as quartas e a outra nas segundas-feiras. Estamos animados com essa parceria. É um prazer levar um pouco do Instituto Federal para as escolas do município, especialmente, por ser a região rural”, afirmou Jackson Henrique, professor de Informática do Ifro.
Todas as escolas rurais de ensino fundamental serão atendidas. Cada turma de até 40 alunos, em cada centro de ensino, terá 20 horas de formação, com a metodologia sobre lógica e linguagens de programação da montagem e robôs LEGO para atividades autônomas.
Para o aluno João Pedro Pereira, 14 anos, a oportunidade é única. Ele sonha em seguir a área de tecnologia da informação: “Espero já sair daqui construindo robôs, pretendo evoluir muito. Quero ser técnico de informática e essa aula, pra mim, está sendo algo que jamais imaginei”.










