Projeto Piloto criado com recursos do Leilão 5G leva internet para 33 escolas públicas da Região Norte e tem mudado a vida de mais de 5 mil alunos. Dentre as instituições básicas selecionadas está o município de Espigão D’Oeste que está conectada.
“Queremos que a conectividade chegue até dentro da sala de aula para ser aproveitada em conteúdos pedagógicos de qualidade. Levar conectividade a todas as escolas públicas do país é uma das prioridades do presidente Lula e nós estamos trabalhando para atingir esse objetivo”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Aprovado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), o projeto é um dos compromissos assumidos pelas operadoras vencedoras do Leilão com o objetivo de levar conectividade às escolas públicas.
NACIONAL – Ao todo, 177 instituições de 10 municípios, distribuídos entre as cinco regiões do país, foram escolhidas para participar dessa fase de implementação da conectividade.
SOBRE O PROJETO – Os municípios foram escolhidos de acordo com critérios técnicos elaborados pelo Gape, considerando variáveis como o IDH-M, número de alunos beneficiados, porte e conectividade do município e existência de escolas em terras indígenas, em comunidades remanescentes de quilombos e em assentamentos rurais.
Todas as escolas selecionadas serão contempladas com infraestrutura completa de conectividade, incluindo o acesso à banda larga em alta velocidade (1Mbps por aluno, considerando o número de estudantes matriculados no maior turno; e no mínimo 50 Mbps por escola), de rede Wi-Fi para distribuição da internet no ambiente escolar e de computadores a serem utilizados pelos alunos e pelos professores.
VIABILIDADE – A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE) viabiliza o desenvolvimento dos projetos de conectividade nas escolas públicas, sendo responsável por levar a infraestrutura interna e externa e equipamentos às escolas. Para atender as instituições, a Entidade lança chamamento público para seleção dos interessados em participar do projeto piloto.
O texto do chamamento público é disponibilizado no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e também na página da Eace. Fonte: SGC