A população de Manaus tem recebido alertas no celular sobre mudanças climáticas e riscos extremos, especialmente durante o período de chuvas. O sistema ‘Defesa Civil Alerta’ (DCA) envia mensagens para aparelhos 4G e 5G, recomendando ações de segurança em caso de sinistros naturais.
Os principais alertas emitidos pela Defesa Civil Municipal são sobre riscos de alagamentos, enxurradas e corridas de massa (deslizamentos). O Portal Amazônia conversou com o meteorologista Fábio Nunes, da Defesa Civil, para esclarecer o significado de cada um.

A ‘corrida de massa’, ou deslizamento, ocorre quando grandes volumes de solo, lama e rochas descem encostas, impulsionados pela gravidade. É um fenômeno que pode ocorrer de forma rápida e causar danos significativos em áreas urbanas, estradas e moradias.
Já os alertas de alagamento são enviados quando o volume de água da chuva excede a capacidade do sistema de drenagem, causando acúmulo em ruas e avenidas. A obstrução dos bueiros por lixo agrava o problema, conforme explica Fábio: “O acúmulo de lixo nos bueiros e a obstrução do sistema de drenagem podem favorecer os alagamentos”.

As notificações de enxurradas alertam sobre o risco de fluxo rápido de água em áreas de risco. “A enxurrada é o escoamento rápido e superficial da água da chuva, geralmente em ruas inclinadas, encostas ou áreas com pouca infiltração no solo”, detalha o meteorologista.
Fábio Nunes destaca que todos esses fenômenos estão relacionados a chuvas intensas, solo saturado, impermeabilização do solo urbano, sistemas de drenagem insuficientes ou obstruídos, ocupação de áreas de risco e acúmulo de lixo.
O ‘Defesa Civil Alerta’ é uma ferramenta do Governo Federal, coordenada pela Defesa Civil Nacional e Anatel, executada pelas operadoras de telefonia (Algar, Claro, Tim e Vivo). O sistema complementa outras ferramentas de alerta, visando prevenir e mitigar impactos de desastres naturais.
Com informações do Portal Amazônia.











