Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Enfermagem lidera interesse entre cursos da saúde e atrai jovens em Rondônia

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

O curso de Enfermagem tem se consolidado como a principal porta de entrada para quem deseja atuar na área da saúde no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2021, é a graduação da área com maior número de ingressantes no país. Em Rondônia, esse movimento também se reflete, impulsionado pela expansão dos serviços de saúde e pela necessidade urgente de profissionais qualificados em hospitais, unidades básicas e atendimento domiciliar.

A valorização da profissão, especialmente após a pandemia, expôs à sociedade a importância do trabalho do enfermeiro em todos os níveis de atenção à saúde. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Lucas | Afya Porto Velho, Itamires Lais Coimbra da Silva, o interesse dos jovens vai além das oportunidades de emprego. “A crescente demanda por profissionais da saúde, impulsionada pelo envelhecimento populacional e pela valorização da prevenção e cuidado, tem feito da Enfermagem uma carreira promissora”, afirma.

Para ela, o perfil do estudante que procura o curso está cada vez mais voltado à ideia de propósito. “A vocação para cuidar e o desejo de impactar vidas também são fatores que motivam a escolha. E isso não se restringe ao ambiente hospitalar. Hoje, o enfermeiro pode atuar na saúde pública, na pesquisa, na gestão e na docência”, completa.

A Região Norte, especialmente Rondônia, vive um cenário de carência por profissionais da Enfermagem. Com a ampliação da rede pública, concursos frequentes e crescimento do atendimento domiciliar e da Estratégia Saúde da Família, as oportunidades se multiplicam. Em Porto Velho, a presença de hospitais de referência e uma rede privada em expansão tornam o mercado ainda mais atrativo.

“Há um déficit histórico de enfermeiros no Brasil, e isso é ainda mais evidente nas regiões interioranas. A formação em Enfermagem representa uma oportunidade de estabilidade e crescimento profissional, além de um impacto direto na qualidade da saúde oferecida à população”, explica Itamires.

Formação alinhada à realidade

No Centro Universitário São Lucas | Afya Porto Velho, o curso de Enfermagem se destaca pela estrutura moderna, laboratórios equipados e corpo docente altamente qualificado. A proposta pedagógica une teoria e prática desde os primeiros períodos, com projetos de extensão, estágios em unidades de saúde conveniadas e incentivo à pesquisa. O curso está disponível no períodos vespertino e noturno.

“Temos uma grade curricular atualizada, que responde às demandas do mercado, e diversos projetos que aproximam o aluno da realidade do cuidado, como o ‘Cuca Legal’, voltado à saúde mental, e os ‘Agentes de Felicidade’, com atividades lúdicas em hospitais infantis”, destaca a coordenadora.

Vestibular 2025.2 com inscrições abertas

O Centro Universitário São Lucas | Afya está com inscrições abertas para o Vestibular 2025.2. A prova será realizada de forma online, garantindo conforto e segurança para todos os candidatos. Os interessados devem se inscrever pelo site: www.saolucas.edu.br.

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.

Página inicial / Educação / Enfermagem lidera interesse entre cursos da saúde e atrai jovens em Rondônia