Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Energisa: estudantes são orientados sobre os cuidados com a rede elétrica

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Há 3 anos a Energisa Rondônia realiza o programa Energisa nas Escolas em unidades da rede pública de ensino municipal e estadual. A iniciativa tem como objetivo principal orientar os estudantes, de forma lúdica e divertida, sobre os cuidados com a rede elétrica, especialmente durante o período de chuva e alertar sobre os riscos de soltar pipas próximo às instalações elétricas.

Claudinês Duarte, técnico de segurança da Energisa, ressalta a importância de informar o público infantojuvenil sobre os cuidados com o sistema elétrico. “O programa é muito importante para a Energisa, porque além de levar informação, ajuda a prevenir acidentes. Quando elas aprendem, elas levam para casa e isso faz toda a diferença.”

Jogos

O programa Energisa nas escolas iniciou em 2022 e, até hoje, mais de 7 mil estudantes de 4 a 11 anos de idade participaram da ação em todo o estado. Durante o programa, cartilhas educativas são distribuídas para os alunos para que eles aprendam sobre segurança e se divirtam por meio dos jogos educativos que estão inseridos no material. Para 2025, a expectativa é alcançar mais de mil crianças.

As recomendações da Energisa para manter a segurança durante as brincadeiras com pipa: 

  Jamais solte pipa próximo à rede elétrica;

– Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito;

– Nunca solte pipa em lajes, telhados, pois há o risco de queda;

– Além de não usar linhas com cerol e linha “chilena”, que são proibidas por lei, as linhas de nylon também podem causar acidentes, então o ideal é utilizar barbante de algodão;

– Nunca tente remover pipas presas em instalações elétricas, além de causar interrupções no fornecimento de energia, há grande risco de choques elétricos.

Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento:

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android);

Site: www.energisa.com.br

Central de Atendimento: 0800 647 0120 (24h, ligação gratuita)

Página inicial / Geral / Energisa: estudantes são orientados sobre os cuidados com a rede elétrica