Energia elétrica: Subestação de Ariquemes tem capacidade ampliada

peixe-post-madeirao-48x48

Energia elétrica: Subestação de Ariquemes tem capacidade ampliada

peixe-post-madeirao

A Eletrobras Eletronorte, por meio da Regional de Operação de Rondônia, disponibilizou para operação comercial, no dia 4 deste mês, o terceiro transformador de 60 MVA na Subestação Ariquemes. O empreendimento que tinha a capacidade instalada de 120 MVA passou a operar com 180 MVA. Com o trabalho entregue dentro do prazo, a Subestação agora opera com mais  50% de potência instalada.

A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes, situa-se a cerca de 200 km da capital, Porto Velho, e fornece energia para mais de 46 mil consumidores de Ariquemes, Alto Paraíso e Monte Negro. Juntos, esses municípios totalizam  mais 140 mil habitantes.

Ariquemes, com população estimada em 105 mil habitantes, é uma das cidades do interior com a maior arrecadação estadual, destacando-se na pecuária e na produção de café, cacau, guaraná e cereais. Além disso, reúne inúmeras indústrias de diversos segmentos.

O aumento da capacidade da Subestação traz maior confiabilidade para a economia da Região,  ou seja, com flexibilização no processo de manutenção e evitando, assim, cortes de carga e, consequentemente, multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em caso de desligamento.

De acordo com o engenheiro Raimundo Nonato Pacheco Soares, gerente da Regional de Operação de Rondônia, a implementação do terceiro transformador tem como principal objetivo  a confiabilidade operacional. “A ampliação da Subestação visa maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, uma vez que agora são três transformadores, ou seja, na ausência de um, existem outros dois para o suprimento das necessidades dos consumidores locais”, explicou.