Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não compareceram às provas por problemas logísticos ou condições de saúde podem pedir a reaplicação do exame até 23h59 de sexta-feira (15). As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro, e o prazo é válido para quem tiver os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem.
Como fazer o pedido de reaplicação?
Os participantes devem solicitar a reaplicação exclusivamente para o dia em que faltaram e que justifica o pedido. O pedido deve ser feito pela página do participante do Inep, disponível até o fim do prazo.
- Documentos comprobatórios são obrigatórios e precisam estar legíveis e em português.
- No caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional, incluindo o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) e o código da doença (CID-10), conforme o edital.
- Após o envio, os dados e documentos anexados não podem ser alterados.
A decisão sobre a aprovação ou reprovação do pedido também estará disponível na página do participante.
Situações que permitem a reaplicação
Para garantir o direito à reaplicação, o candidato precisa justificar a falta com uma das razões abaixo:
Problemas de saúde
A reaplicação pode ser solicitada caso o candidato tenha sido infectado com doenças especificadas no edital do Enem 2024, como:
- Covid-19, varíola dos macacos (monkeypox) e outras doenças infecciosas como tuberculose, coqueluche e poliomielite;
- Condições médicas como meningite, sarampo, rubéola, varicela, entre outras.
Problemas logísticos
A ausência também pode ser justificada em casos de problemas que afetam a realização da prova, tais como:
- Desastres naturais, como enchentes e tempestades que impeçam o acesso ao local;
- Infraestrutura comprometida, incluindo falta de luz que impossibilite a visibilidade da prova;
- Erro de aplicação que cause prejuízo ao participante.
Essas situações serão avaliadas com base nas informações de cada município e em notificações oficiais de órgãos de defesa civil locais.
Exclusões: quem não tem direito à reaplicação
Nem todas as situações são elegíveis para a reaplicação:
- Candidatos que faltaram por motivos fora das justificativas do edital serão considerados ausentes e poderão apenas usar as notas para autoavaliação.
- Candidatos que se sentiram indispostos durante a prova, sem concluir o exame, não têm direito ao novo exame.
Como será a reaplicação do Enem?
A reaplicação do Enem 2024 segue o mesmo formato da aplicação regular, com 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática). No entanto, será realizada em dias consecutivos: 10 de dezembro (terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira), sem coincidência com fins de semana, como na aplicação tradicional.
Na reaplicação, os temas das provas objetivas e da redação são diferentes para garantir a imparcialidade entre os participantes. Participantes que solicitaram recursos de acessibilidade, como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitores de tela, não terão esses recursos disponíveis durante a reaplicação, com exceção de intérpretes de libras e ajuda para leitura.
Resultados da reaplicação
O resultado das provas de reaplicação do Enem 2024 será divulgado no mesmo dia que o das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025. Para quem for aprovado para a reaplicação, detalhes como o local e horário estarão disponíveis na página do participante.