A importância da educação na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher junto às novas gerações e à sociedade, por meio do Programa Estadual Mulher Protegida, está em debate durante o 1º Encontro Estadual com Profissionais da Educação, promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).
A proposta é promover a expansão do programa às escolas para que a temática seja trabalhada a partir das séries iniciais visando uma sociedade onde homens e mulheres possam conviver de maneira respeitosa.
O evento reuniu, na quarta e quinta-feira, secretários municipais de Educação, técnicos municipais responsáveis pela formação e capacitação técnico-pedagógica, coordenadores regionais e de programas da Educação da Seduc, orientadores escolares, Policiais Militares da Patrulha Maria da Penha, servidores das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher de Rondônia e supervisoras sociais da Emater da Capital e do interior.
Diálogo
A secretária Luana Rocha explicou que o Encontro busca promover o diálogo com estes profissionais, destacando as possibilidades de enfrentamento à violência doméstica e familiar com apresentação de boas práticas pedagógicas na abordagem da temática.
A secretária também destaca que o encontro permitiu conhecer os atores da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e sua atuação na Escola e divulgar o programa Mulher Protegida de forma detalhada. “Isso acaba reforçando o papel da Assistência Social e dos educadores nesta rede e o funcionamento do fluxo de atendimento nos equipamentos socioassistenciais, a exemplo dos Cras e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas)”, afirmou.