Ação busca retomar destaque do país no cenário internacional
Neste sábado (27), o governo brasileiro deu início a uma campanha internacional para promover o turismo no Brasil. O evento ocorreu na Casa Brasil, um espaço criado pela Embratur em Paris para divulgar o país durante os Jogos Olímpicos. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve presente no lançamento.
Com o slogan “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, a campanha destaca o Rio de Janeiro, associando-o ao vôlei de praia e ao futebol feminino. Imagens icônicas como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar fazem parte da divulgação. Além disso, as belezas naturais de Jericoacoara (CE), Rio Tapajós, na Amazônia, Bonito (MT) e as praias de Arraial d’Ajuda (BA) também são exibidas.
A campanha será veiculada até 31 de agosto em países como França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália. As peças publicitárias aparecerão em comerciais de TV, redes sociais e em mídias externas como ruas, metrôs e táxis das cidades europeias. A ação conta com a parceria do Sebrae.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a campanha é uma tentativa de recolocar o Brasil em destaque no cenário internacional.
“Estamos falando de um protagonismo internacional que nunca deveríamos ter perdido. G20, COP30, Brics, Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027 no Brasil. Este é o Brasil de portas abertas, pronto para receber o mundo inteiro”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou que o Brasil está preparado para aumentar o fluxo de turistas.
“Nos primeiros seis meses do ano, já alcançamos quase 3,6 milhões de turistas estrangeiros. Este ano de 2024, o compromisso do Ministério do Turismo e do governo federal é bater recordes de turistas estrangeiros”, comentou.
Segundo dados da Embratur, os europeus são os principais visitantes do Brasil. Em 2023, o país recebeu 182,4 mil turistas portugueses, seguidos por 158,5 mil alemães e 130 mil ingleses.