Paranaense radicada há 26 anos em Porto Velho (RO), a pecuarista e jornalista Carolina Brazil chega neste ano ao Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) com a missão de representar, pela segunda vez consecutiva, as mulheres da Região Norte, dando voz às participantes dos sete estados durante o evento. O Congresso será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
Além do trabalho na área de marketing, Carolina assumiu este ano o posto de conselheira fiscal do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Rondônia. Sua relação com o agronegócio começou em 2017, quando atuava como repórter e apresentadora de televisão e já se destacava pela cobertura de pautas do setor.
Escolhida novamente como embaixadora, Carolina expressa orgulho pela confiança recebida. “A gente tem uma voz, e eu acredito no poder dessa voz. Como a comunicação é algo muito presente na minha vida, acredito que essa escolha também tem relação com isso. Há um propósito em tudo isso, e eu acredito muito nele”, afirma.
Ela ressalta que participar do CNMA também representa uma forma de posicionamento. “Até mesmo a ida para o Conselho tem a ver com isso. Era um conselho totalmente masculino e financeiro, e meu olhar hoje como conselheira vai muito além disso. Não preciso ter um conhecimento técnico do mundo financeiro para exercer esse papel. É na busca dessas cadeiras que a gente faz a diferença”, destaca. “Isso, para mim, está ligado ao propósito — não apenas do Congresso, mas de todo o movimento que ele representa. O título de embaixadora reflete as consequências positivas que esse envolvimento traz para a nossa vida.”
Carolina acredita que cada mulher vive a experiência de estar no CNMA de maneira única. “Ao longo de dez anos, o Congresso vem mostrando que a mulher pode se despertar em diferentes momentos. Nunca é a mesma coisa. Não consegui acompanhar desde o início, mas sei que existem histórias incríveis de mulheres que cresceram junto com o evento”, comenta.
Para ela, o impacto como embaixadora em Rondônia foi transformador. “Quando você coloca três mil mulheres em um mesmo espaço, ninguém segura. São plantadas ‘sementinhas’, e cada uma tem a condição de multiplicar tudo o que acontece no CNMA”, conclui.
Região Norte em Números
A Região Norte apresentou resultados expressivos no agronegócio em 2024, especialmente em algumas culturas, como o cacau, e na produção de grãos, com o Pará registrando aumento de 10% na colheita da safra 2024/2025. O avanço da área plantada de soja também foi impulsionado pela região, com os maiores crescimentos observados no Norte e Nordeste.
A expansão das atividades relacionadas ao setor agropecuário, como agrosserviços (16,79%), agroindústria (16,78%) e setor primário (6,55%), foi outro destaque do período. O número de incubadoras de agtechs na região e no país cresceu 224% entre 2023 e 2024, evidenciando o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo no campo.
Inscrições abertas
A expectativa deste ano é receber mais de 3 mil congressistas na edição especial do CNMA 2025. As inscrições já estão abertas, com um lote promocional disponível em:
https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao.
Evento: Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Data: 22 e 23 de outubro de 2025
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP
Informações e Inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
Instagram: @congressodasmulheresdoagro










