Em três horas, chove o esperado para um mês em Porto Velho; moradores sofrem prejuízos

peixe-post-madeirao-48x48

Em três horas, chove o esperado para um mês em Porto Velho; moradores sofrem prejuízos

peixe-post-madeirao

Foi registrado um volume de quase 80 milímetros de chuvas no final de semana. Alerta de chuvas intensas foi emitido para esta segunda-feira (15). Ruas e casas ficam alagadas após forte chuva em Porto Velho

No último sábado (13), Porto Velho registrou no período de três horas o volume de chuva esperado para todo o mês de abril. Cerca de 79 milímetros de chuva atingiram a cidade, resultando em transtornos e prejuízos para moradores.
Segundo a prefeitura, a situação foi agravada pelo descarte inadequado de lixo, que compromete os sistemas de escoamento e contribui para os alagamentos de ruas e residências.

De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, foram registradas 12 ocorrências relacionadas aos efeitos das chuvas intensas. As solicitações foram atendidas em pontos nos bairros: Lagoinha, Três Marias, Lagoa, Castanheiras; assim como na avenida Rio de Janeiro com Rio Madeira, e na avenida Raimundo Cantuária com rua Daniela.
Moradores chegaram a bloquear a BR-364 e queimar pneus como forma de protesto, cobrando providências da prefeitura sobre os alagamentos. A rodovia foi liberada durante a noite.
Alerta de chuvas intensas
Nesta segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o estado de Rondônia, indicando condições meteorológicas adversas que demandam atenção especial da população.
As recomendações do Inmet para período de chuvas intensas são:
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Para mais informações e orientações sobre como agir em caso de chuvas intensas e alagamentos, estão disponíveis os telefones da Defesa Civil – 199 e do Corpo de Bombeiros – 193.