Nos últimos seis anos, a Energisa destinou mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos na região sul de Rondônia, consolidando sua atuação no estado com foco na expansão, modernização e melhoria contínua da rede elétrica. Vale salientar que a região é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia e por isso tem recebido merecida atenção da companhia.
Entre as principais obras realizadas, destacam-se as novas subestações (SEDs) Vilhena II, Santa Luzia e Pacaranã, além da ampliação e modernização das unidades de Rolim de Moura e Cacoal. As obras também incluem a construção de linhões de distribuição de alta tensão como Colorado-Cerejeiras, Rolim de Moura-Santa Luzia e linhas de média tensão como Espigão-Pacaranã, fundamentais para assegurar maior confiabilidade no fornecimento e suportar o crescimento da demanda na região.
Sistema elétrico – “A região Sul é estratégica para Rondônia tanto por sua importância econômica quanto pelo potencial de desenvolvimento social. Para suportar o crescimento econômico da região, a Energisa tem investido em modernização, ampliação do sistema elétrico para garantir energia de qualidade para a população e para os negócios locais”, destaca Gustavo Guedes, Gerente de Planejamento da Energisa Rondônia. “Estamos construindo uma infraestrutura elétrica robusta, capaz de impulsionar a economia, atrair investimentos e melhorar a vida das pessoas”, completa.
Melhorias
Os investimentos contemplaram também projetos de universalização do acesso à energia elétrica, como o Luz Para Todos, iniciativa do Governo Federal, levando energia a comunidades rurais, ribeirinhas e isoladas, além de melhorias na rede urbana e rural, aumentando a segurança, a confiabilidade e a qualidade do fornecimento.
Além de todos estes investimentos no Sul do estado, a Energisa aplicou nas demais regiões, desde que chegou em Rondônia, há seis anos, mais de R$ 3 bilhões em obras de construção, ampliação, modernização, capacitação dos colaboradores, uso de novas tecnologias e aquisição de equipamentos. Tudo isso fez com que a Energisa Rondônia ocupasse este ano o destaque como a segunda melhor distribuidora do Brasil no ranking de fornecimento da Aneel.