Em Porto Velho, programação terá exposição, workshops e palestras

peixe-post-madeirao

Em Porto Velho, programação terá exposição, workshops e palestras

peixe-post-madeirao
Asian teenager showing earth on hand, ecology and environment sustainable concept.

O Porto Velho Shopping abriu na sexta-feira a Semana do Meio Ambiente, com programação até o dia 5 de junho. O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), contará com área de exposição, workshops, oficinas e palestras.   

A programação também inclui, em 4 de junho, a troca de resíduos pré-selecionados por kits sustentáveis (100 unidades). Já no dia 5, a ação terá neutralização de CO² emitido por veículos leves em percurso até o empreendimento, que plantará uma muda de árvore a cada 70 carros privativos que acessarem o Porto Velho Shopping no dia.  

O Shopping também será palco da entrega de premiação do 2º Concurso de Desenho para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais com o tema: “Preservar o hoje é a garantia do amanhã”. Serão premiados os 20 melhores desenhos. Uma solenidade está marcada para o dia 24 de junho, às 19h, para encerrar o ciclo de eventos.        

“A sustentabilidade é um dos principais pilares dos shoppings da Ancar Ivanhoe. O Porto Velho Shopping possui diversas iniciativas que corroboram com a preocupação com os recursos naturais, assim como a preocupação com o tratamento adequado e controlado de resíduos”, ressaltou o superintendente do Porto Velho Shopping, Cássio Mendonça.

Ao todo são mais de 20 horas de programação, em que serão abordados temas como: desmatamento ambiental, queimadas, licenciamento ambiental, animais silvestres regionais, lixo, maus tratos a animais, poluição sonora, arborização e outros.        

Reciclagem

O Porto Velho Shopping realiza reciclagem de parte do lixo produzido no empreendimento. Além disso, os óleos coletados nas lanchonetes e restaurantes são reaproveitados para a confecção de sabão em pedra e transformados em tinta. A compostagem é outra ação de sustentabilidade realizada. O processo é caseiro, sem adição de enzimas ou produtos, usando somente restos de alimentos picados, carvão, cal e pó de serra. Em época de verão, são utilizadas folhas secas para ajudar no processo.

Outras ações também são realizadas como a coleta de bituca de cigarros, lâmpadas, pilhas e baterias, papelão e plástico, latinhas, e tampinhas de plástico. A cada 450kg de tampinhas coletadas, uma cadeira de rodas é produzida, para beneficiar o HCAMP. 

Para conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente através de ações de sustentabilidade, o Porto Velho Shopping criou a Loja Sustentável. Localizada no primeiro piso, pelo acesso D, ela divulga os projetos e disponibiliza o sabão e hortaliças produzidos no shopping.