
Paciente foi transferida junto com mais dois no dia 19 de março, após saúde do Acre entrar em colapso. Pacientes foram transferidos para Manaus
Júnior Aguiar/Secom
Em menos de 24 horas, morreu mais uma paciente que foi transferida do Acre para o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus. Segundo a regulação do estado, a paciente de 53 anos morreu na manhã desta sexta-feira (2), vítima da Covid-19.
A vítima estava no grupo dos três primeiros pacientes que foram transferidos do Acre para Manaus, no último dia 19, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), para tratar da doença. Nessa quinta-feira (1º), a idosa Maria de Nazaré Martins da Silva, de 74 anos, que também tinha sido levada para o estado vizinho, não resistiu ao novo coronavírus.
Ao todo, seis pacientes do Acre foram levados para o Amazonas. Outras três pessoas foram transferidas no último dia 29 para Manaus, após a Saúde do Acre entrar em colapso.
A vítima desta sexta estava intubada na UTI desde que foi transferida do Acre. O corpo deve chegar ao estado acreano na madrugada de sábado (3), segundo informou a regulação do estado. Antes de ser transferida, ela estava internada no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
O G1 não conseguiu contato com a família da vítima.
Saúde em colapso
Março foi o mês com mais mortes pela Covid-19 no Acre. Foram 264 mortes pela doença neste mês, superando a marca de junho de 2020, que registrou 217 mortes.
O Acre confirmou nesta sexta-feira (2) mais 11 mortes pela Covid-19 e outros 864 casos de infecção pelo novo coronavírus. Com isso, o total de óbitos subiu para 1.280 e o de infectados saiu de 69.988 para 70.851. Os hospitais atingiram a capacidade máxima no estado e 16 pessoas aguardam na fila à espera de um leito de UTI.
Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 104 estão ocupados. A taxa de ocupação total subiu para 98%.
Além das transferências para Manaus, o governo também transferiu pacientes de Rio Branco para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ao todo, quatro foram transferidos e uma paciente morreu horas depois de chegar no hospital do interior do estado.
Vídeos: Telejornais












