Durante uma série de entrevistas na quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a atuação firme à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas com o apoio de todos os parlamentares, e reafirmou compromisso com a defesa dos direitos da população, especialmente do homem do campo prejudicado pela criação dessas 11 unidade de conservação pelo então governador Confúcio Moura.
“Fizemos questão de mostrar à população o resultado do nosso trabalho na CPI das Reservas. Está provado que as 11 unidades de conservação ambiental criadas foram instituídas sem o devido processo legal. Não há estudos técnicos que justifiquem as demarcações e, pior: a população afetada não foi sequer ouvida. Isso é uma grave injustiça”, afirmou o parlamentar.
Redano tem liderado a mobilização na Assembleia em defesa dos moradores das áreas atingidas, ouvindo relatos, buscando provas e exigindo providências dos órgãos responsáveis: “Não podemos permitir que famílias com escrituras, títulos definitivos, muitas com mais de 30 anos na terra, sejam tratadas como invasoras”, reforçou.
O deputado também aproveitou para destacar o trabalho que vem realizando em prol do fortalecimento da agricultura familiar em Rondônia. “Tenho destinado emendas para aquisição de implementos agrícolas e equipamentos que estão atendendo agricultores em todas as regiões do estado. São tratores, grades hidráulicas, carretas, ensiladeiras e muito mais, que chegam às associações e fortalecem o pequeno produtor. Apoiar o homem do campo é garantir produção, renda e dignidade no campo”, declarou.