Informação é com a gente!

14 de março de 2025

Em 2018, Rondônia superou meta de cadastramento de doadores de medula

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

08/03/2025
Publicação Legal: Corumbiara – Edital de Leilão Nº 001/2025 – Processo Nº 2234/2023
25/02/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação para contratação de fornecedores de brindes
22/10/2024
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 63742/2023
17/10/2024
Publicação legal: Aviso de Reabertura do Pregão Eletrônico N° 90007/2024
11/10/2024
PUBLICAÇÃO LEGAL: Aviso de suspensão do pregão eletrônico n° 90007/2024
15/08/2024
Licença Ambiental
19/04/2024
Edital de Convocação de Eleição Sindical – Sintra-ALI
17/04/2024
Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia – Relatório de Diretoria
07/08/2023
Publicação Legal: Solicitação de Renovação de Licença de Instalação
03/07/2023
Publicação Legal: Evolução Instituto – Relatório de Atividades do Ano Base 2022

Devido à miscigenação, como um território povoado por diversas origens, Rondônia é um Estado geneticamente influente na compatibilidade para transplantes de medula óssea. A afirmativa partiu da Fhemeron, que superou a meta estadual de cadastramento de doadores em 2018 e possui estoque com mais de oito mil amostras de sangue, que são utilizadas no cruzamento de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Segundo a presidente da Fhemeron, Ana Carolina Gonzaga, devido à realização de campanhas sociais provenientes da própria sociedade, tão quanto provenientes das unidades de homoterapia da capital e interior, a meta estadual repassada pelo Governo Federal para cadastramento de doadores de medula óssea foi atingida antes de terminar o último ano. A inscrição pode ser realizada nos serviços de homoterapia, como também pode ser disponibilizada uma equipe de técnicos para fazer as coletas do HNA, antígeno de compatibilidade, que é utilizado para fazer o cruzamento com os dados sanguíneos do Redome.

“Ultrapassamos a meta em quase duas mil amostras, acima do teto que é 6.090 para Rondônia. Isso aconteceu porque ocorreram várias campanhas de famílias e amigos que se organizaram para ajudar um determinado paciente, como muitos casos de crianças que mobilizaram a cidade inteira”, explicou a assistente social Maria Luíza Pereira. No primeiro momento, é verificado junto aos parentes a compatibilidade com o paciente e, com isso, outras pessoas atuam solidárias com a doação.

Criteriosa

Imagem Inserida

Nos últimos anos têm sido atingida a meta em relação à medula óssea. Porém, esta doação é considerada mais criteriosa, com necessidade de maior orientação. “Não é uma brincadeira, eu vou doar uma mostra do meu sangue, mas se no futuro tiver um paciente eu vou ter que aceitar um procedimento comigo, que eu vou me internar, que eu vou tomar anestesia”, declarou Maria Luíza, pois com algumas experiências de compatibilidade encontra-se resistência dos doadores, com medo. Então, a Fhemeron reforça previamente a orientação quanto à metodologia para o transplante.

Procedimento

Na coleta de sangue, o procedimento é padrão, o doador doa uma bolsa de sangue total, que quando coletada é pesada, rotulada e encaminhada para a sala de fracionamento, onde são separados os hemocomponentes: plasma, plaquetas e hemácias, e retirada uma amostra para exames sorológicos (testes) do sangue coletado. A amostra segue para o laboratório e as bolsas de sangue são liberadas após a negativa dos testes.

O estado de Rondônia não possui centro transplantador, segundo a presidente da Fhemeron, Ana Carolina Gonzaga. Sendo assim, o doador é conduzido ao receptor e, dependendo da patologia do paciente, há duas metodologias praticadas:

A doação por aférese, onde uma máquina retira apenas as plaquetas do sangue total. O doador deve ter um perfil diferenciado com altura e peso ideais, e veia calibrosa, devido à duração do procedimento em uma hora e meia. “É uma doação mais demorada, mas que beneficia muito mais os pacientes com câncer, hemorragia, os pacientes mais graves que estão fazendo uso de plaquetas são melhor atendidos com a doação de plaqueta por aférese”, explicou a assistente social.

E, para o transplante, segundo a Fhemeron, muitas vezes há necessidade de coleta da própria medula, com infusões de medicações para aumentar a quantidade das células-tronco daquele doador. O procedimento pode durar até cinco dias e, nesse período, o doador deve ficar no centro transplantador, onde são realizados exames para garantir a saúde e impossibilidade de riscos. A partir disso, o doador ideal é eleito com base nos exames e submetido ao transplante no centro cirúrgico, onde recebe anestesia raquidiana e passa pela coleta da medula óssea com pulsões realizadas por um médico hematologista.

08/03/2025
Publicação Legal: Corumbiara – Edital de Leilão Nº 001/2025 – Processo Nº 2234/2023
25/02/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação para contratação de fornecedores de brindes
22/10/2024
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 63742/2023
17/10/2024
Publicação legal: Aviso de Reabertura do Pregão Eletrônico N° 90007/2024
11/10/2024
PUBLICAÇÃO LEGAL: Aviso de suspensão do pregão eletrônico n° 90007/2024
15/08/2024
Licença Ambiental
19/04/2024
Edital de Convocação de Eleição Sindical – Sintra-ALI
17/04/2024
Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia – Relatório de Diretoria
07/08/2023
Publicação Legal: Solicitação de Renovação de Licença de Instalação
03/07/2023
Publicação Legal: Evolução Instituto – Relatório de Atividades do Ano Base 2022