Informação é com a gente!

10 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

10 de fevereiro de 2026

Elon Musk oferece internet gratuita da Starlink no Irã após bloqueio governamental de conexão

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Em meio à repressão aos protestos no Irã, Elon Musk oferece internet gratuita via Starlink para garantir acesso à informação

O bilionário Elon Musk, ex-integrante do governo Trump, passou a oferecer gratuitamente o serviço de internet da Starlink no Irã, segundo a Bloomberg. A medida ocorre em resposta ao bloqueio da internet imposto pelo governo iraniano, em uma tentativa de sufocar os protestos que já deixaram 2 mil mortos e duram vários dias no país.

O anúncio foi feito por Ahmad Ahmadian, diretor-executivo do grupo americano Holistic Resilience, que trabalha com iranianos para garantir o acesso à internet. Uma fonte familiarizada com as operações da Starlink confirmou o serviço gratuito para a Bloomberg, sob a condição de anonimato.

🌐 A Starlink é um projeto da SpaceX, a companhia de exploração espacial de Elon Musk. O objetivo é lançar uma “constelação” de satélites para fornecer conexão de internet em áreas remotas com pouca ou nenhuma infraestrutura.

Os protestos no Irã começaram há cerca de um mês, na capital Teerã, em resposta aos graves problemas econômicos e à forte desvalorização da moeda nacional, o rial. A crise financeira se agravou após anos de sanções internacionais e a guerra contra Israel em junho. Na quinta-feira (8), o governo iraniano derrubou o acesso da população à internet, com uma queda de cerca de 90% no tráfego, segundo dados da Cloudflare.

Apesar do bloqueio, alguns iranianos estavam utilizando a Starlink para contornar as interrupções, informou a Reuters na segunda-feira (12). Essa ação da empresa segue uma linha de atuação de Musk em conflitos geopolíticos, como o anúncio de acesso gratuito à Starlink para cidadãos ucranianos após o início do conflito com a Rússia e a oferta de banda larga gratuita para cidadãos venezuelanos após a detenção do então presidente Nicolás Maduro.

Musk já se envolveu em outros conflitos geopolíticos oferecendo o serviço da Starlink. Ele, por exemplo, anunciou há cerca de três anos que cidadãos ucranianos poderiam ter acesso à rede desde que o país começou o conflito com a Rússia. Anunciou também no começo deste ano que ofereceria banda larga gratuita para cidadãos venezuelanos, desde que os Estados Unidos sequestraram o então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A SpaceX não se pronunciou sobre a distribuição de internet gratuita no Irã, conforme solicitado pela Bloomberg.

Com informações do G1

Página inicial / Tecnologia / Elon Musk oferece internet gratuita da Starlink no Irã após bloqueio governamental de conexão