Pela primeira vez, carros 100% elétricos venderam mais que os a gasolina na União Europeia, impulsionados por incentivos e novos modelos
As vendas de carros totalmente elétricos ultrapassaram as de veículos a gasolina na União Europeia em dezembro pela primeira vez, mesmo com a recente proposta de flexibilização das regulamentações de emissões, conforme dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Os emplacamentos de veículos elétricos a bateria, um indicador chave de vendas, também superaram os de carros a gasolina no mercado europeu mais amplo, que inclui o Reino Unido e a Noruega. O mercado automotivo europeu registrou o sexto mês consecutivo de crescimento anual.
A competição acirrada entre marcas chinesas como BYD, Changan e Geely intensifica a disputa pelo mercado europeu, mesmo com montadoras tradicionais como Volkswagen e BMW lançando novos modelos de veículos elétricos (EV). Em dezembro, a União Europeia revelou um plano para abandonar a proibição efetiva de carros com motor de combustão a partir de 2035, cedendo à pressão dos fabricantes, que enfrentam desafios como a concorrência chinesa, tarifas de importação dos EUA e a dificuldade em obter lucro com a venda de veículos elétricos.
Apesar da flexibilização, especialistas preveem que a participação dos veículos elétricos no mercado europeu continuará a crescer. O secretário-geral da E-Mobility Europe, Chris Heron, afirmou: “Estamos vendo a adesão de consumidores”. Ele acrescentou: “Estamos confiantes de que as vendas em toda a Europa continuarão a crescer em 2026.” Heron também destacou que as marcas europeias estão se adaptando com a introdução de veículos elétricos novos e mais acessíveis, enquanto os países oferecem novos esquemas de incentivo.
Em dezembro, os emplacamentos de Volkswagen e Stellantis na Europa, Reino Unido e Associação Europeia de Livre Comércio aumentaram 10,2% e 4,5%, respectivamente, enquanto a Renault registrou uma queda de 2,2%. A Tesla teve uma redução de 20,2% nos registros, contrastando com o aumento de 229,7% da BYD.
As vendas totais de carros na União Europeia, Reino Unido e Associação Europeia de Livre Comércio aumentaram 7,6% em dezembro, atingindo 1,2 milhão de unidades, e 2,4% em 2025, alcançando os maiores volumes em cinco anos, embora ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. As vendas totais na UE subiram 5,8%, chegando a quase um milhão de unidades em dezembro, e 1,8%, totalizando 10,8 milhões no ano. Os registros de dezembro de carros elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos elétricos aumentaram 51%, 36,7% e 5,8%, respectivamente, representando coletivamente 67% dos registros do bloco.
(Reportagem de Alessandro Parodi e Rachel More)
Com informações do G1








