A produtora de jogos Electronic Arts (EA), responsável por franquias de sucesso como “Battlefield” e “The Sims”, anunciou nesta segunda-feira (29) um acordo de US$ 55 bilhões para fechar seu capital. A transação, uma das maiores do setor, está sujeita a aprovações e deve ser concluída no primeiro trimestre do ano fiscal de 2027.
Detalhes da aquisição:
O consórcio comprador é formado pela empresa de investimentos de risco Silver Lake, pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita e pela Affinity Partners. O financiamento será uma combinação de recursos do PIF, Silver Lake e Affinity Partners, além de uma transferência da participação existente do PIF na EA.
A Affinity Partners, fundada em 2021, tem como sócio Jared Kushner, genro do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e recebe investimentos de fundos da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.
Impacto financeiro:
Os acionistas da EA receberão US$ 210 por ação em dinheiro, representando um prêmio de 25% em relação ao preço de fechamento das ações na quinta-feira anterior, quando os primeiros rumores sobre a negociação começaram a circular. A aquisição é considerada a maior do tipo com uso de alavancagem financeira na história.
A Electronic Arts está se preparando para lançar a nova versão do game de simulação de guerra “Battlefield 6”. O portfólio da empresa tem se destacado globalmente pela popularidade e pela receita recorrente, impulsionada por gastos dentro dos jogos.
O investimento do fundo soberano da Arábia Saudita reflete a busca por diversificação econômica do país, com foco em áreas como infraestrutura, turismo, esportes e, agora, jogos.










