Quatro cursos no reinício das aulas da Escola do Legislativo

peixe-post-madeirao

Quatro cursos no reinício das aulas da Escola do Legislativo

peixe-post-madeirao
Brasília - A tradutora de Libras, Tatiane Elisabeth  participa do quinto dia de debates, oficinas, literatura, no 9º Festival Latinidades (José Cruz/Agência Brasil)

Após mais de 18 meses com as atividades paralisadas devido a pandemia, a Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleia Legislativa (ALE) reinicia as aulas presenciais oferecendo quatro das dezenas de cursos ministrados mensalmente. Para a retomada segura das aulas presenciais a direção da escola tomou todas as medidas de segurança de combate e controle do covid-19, que já está sob domínio, mas, ainda, preocupa o planeta.  

As aulas com alunos presentes começaram ontem, com dois cursos sendo ministrados pela manhã e mais dois à tarde, com cargas horárias de 20 horas.  

A escola trabalha na capacitação dos servidores da ALE, mas também atende os demais órgãos públicos como as câmaras de vereadores, prefeituras, Tribunal de Justiça, governo do Estado, e dos demais órgãos municipal, estadual e federal. A comunidade é favorecida com as vagas excedentes.  

“Nossa preocupação é com a qualificação profissional dos servidores públicos da ALE, mas também atendemos os demais órgãos públicos e a comunidade”, diz Fábio Ribeiro, lembrando que os alunos concluintes recebem certificados. “É mais um item importante no currículo de cada um”, complementa Fábio.  

Os cursos são gratuitos. Os alunos são convidados a doarem uma lata de leite em pó de 400g para o Banco de Leite da escola. Posteriormente o leite é distribuído de forma equitativa a entidades assistenciais de Rondônia, que atendem crianças com mais de 1 ano de idade e idosos. Para Fábio Ribeiro, “é uma forma de qualificar profissionalmente as pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e idosos”.  

A Escola do Legislativo é mantida pela Mesa Diretora da ALE-RO, presidida pelo deputado Alex Redano (PRB) e, apesar de centralizar suas ações de qualificação nos servidores públicos e de boa parte da comunidade também pratica importante papel social com o Banco de Leite. “Somente quem recebe o leite doado pelos alunos sabe da sua importância para as entidades”, alerta Fábio Ribeiro. A enorme procura no período de inscrições demonstram isso. 

Temperatura

Para o retorno das presenciais estão sendo obedecidos os mais rigorosos controles de combate à pandemia, com verificação da temperatura dos alunos na entrada às instalações da escola, pontos de álcool em gel em pontos estratégicos, além das regras de distanciamento.  

A sede da Escola do Legislativo em Porto Velho, é na rua Major Amarante, 390, Bairro Arigolândia, antigas instalações da Assembleia Legislativa.  

 

Cursos 

Redação Oficial – 20 vagas, 20 horas/aula de 27/09 a 01-10, das 8h às 12h, para alunos com idade acima de 18 anos e ensino médio completo.  

Libras para Atendimento ao Público – 50 vagas, 20 horas/aula de 27/09 a 01/10, das 8h às 12h, idade acima de 16 anos e Ensino Médio Completo. 

Secretariado nos Serviços Público e Privado – 20 vagas, 20 horas/aula de 27/09 a 01-10, das 14h às 18h, idade acima de 18 anos e Ensino Médio Completo.  

Imagem Pessoal e Profissional – 50 vagas, 20 horas/aula de 27/09 a 01/10 das 14h às 18h idade acima de 18 anos com Ensino Médio Completo.