Mais de 24 mil estudantes da rede municipal passam pelo programa “Avalia Porto Velho”

peixe-post-madeirao

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal passam pelo programa “Avalia Porto Velho”

peixe-post-madeirao
educacao pvh pag4

Um total de 108 escolas das zonas urbana e rural foram submetidas ao “Avalia Porto Velho”. As provas buscam avaliar o desempenho de mais de 24 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Entre os dias 3 e 5 de novembro, as provas foram aplicadas aos estudantes do perímetro urbano. Nas unidades da zona rural, as provas são aplicadas nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Já nos dias 10 e 11, as unidades de ensino enviarão à Secretaria Municipal de Educação (Semed) os Instrumentais de Coleta de Dados (ICD’s) com sistematização interna para que componham a Rede dos Resultados ainda no dia 16 de novembro de 2021.

Criada em 2017, a avaliação envolve servidores, gestores e professores que atuam como aplicadores. Na prática, o programa busca coletar informações e diagnosticar o desempenho de aprendizagem de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para Gláucia Negreiros, secretária da Semed, a avaliação vai permitir o diagnóstico do ensino em um ano atípico marcado pela pandemia da covid-19.

“São mais de 24 mil estudantes distribuídos em 1.012 turmas. Essa avaliação vai permitir um diagnóstico e, a partir dele, traçarmos o nível do aprendizado no ano letivo de 2021”, explica.

A avaliação toma por referência a habilidade dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo é que os resultados ajudem a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.