A palestra faz parte da programação do Fórum Municipal de Educação que começou na última segunda-feira, 22, organizado pela Secretaria de Educação de Vilhena. No segundo dia de evento o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Daniel Pereira, e o diretor técnico do Sebrae falaram ao público a respeito do poder do empreendedorismo nas escolas e dos projetos que vão ser desenvolvidos no estado. “O projeto educação para o futuro, que é uma criação nossa, nós juntamos os conteúdos de português e matemática para reforçar o IDEB dos 5º anos das redes municipais de ensino dos 52 municípios e acrescentamos educação empreendedora, financeira e cooperativismo. Será a primeira vez que o estado de Rondônia terá essas atividades em 100% dos municípios”, detalhou.
Daniel Pereira destacou ainda que Vilhena é um exemplo para Rondônia, já que em 2018 a temática educação empreendedora foi trabalhada com mais de 2.500 alunos e neste ano serão 7.500, atingido todas as escolas da rede municipal.
Em meio aos professores que assistiam atentos a palestra do superintendente do Sebrae, estava Ana Laura Basso Royer diretora da escola rural Tenente Melo, que fica localizada no distrito São Lourenço às margens da BR-364, rodovia que corta Rondônia de norte a sul. Ela é aprova de que a educação empreendedora transforma. “A educação empreendedora na nossa escola se fez, quando a gente colocou as crianças pra mostrar o que eles queriam para o futuro. Dessas decisões eles formaram um grupo e buscaram recursos oriundos de multas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e conseguiram construir a escola do jeito que queriam”, relatou a diretora.
Ana Laura fez questão de afirmar que a mudança de comportamento dos alunos está ligada a fatos simples realizados dentro da escola. “O simples fato de a gente mudar os talheres pra inox, os pratos pra vidro e as canecas para canecas de vidro, mostrou para as minhas crianças o quanto eles são importantes”. A escola Tenente Melo é a instituição vencedora do Prêmio Estadual de Educação Empreendedora.
A programação do segundo dia do Fórum Municipal de Educação teve ainda oficinas pedagógicas voltadas para educação infantil e especial, que foram realizadas na Faculdade Integrada Aparício Carvalho (FIMCA). O Fórum Municipal da Educação termina nesta quarta-feira, 24, com a palestra da professora e doutora Rosaura Soligo “O trabalho integrado dos profissionais da escola em favor da aprendizagem de todos: desafios e possibilidades”.