Uma semana após o Fórum Municipal da Educação, realizado entre os dias 22 a 24 de julho pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena em parceria com o Sebrae, participantes avaliam como positivo o evento que este ano focou na educação empreendedora com palestras e oficinas.
O analista técnico do Sebrae, Emerson Silva, destacou que mais de mil profissionais ligados à educação participaram do fórum, e puderam ver novas bases da educação com foco no empreendedorismo: “Como o Sebrae fez o convênio de municipalizar a disciplina de empreendedorismo nas escolas municipais, temos que ter os atores, provedores e mediadores do processo preparados e conscientes do que fazer nessa ação transformadora.”.
A diretora da escola rural Tenente Melo, Ana Laura Basso Royer, participou do Fórum e o encarou como momento único para ampliar o conhecimento na educação empreendedora. “Essa ação vai mobilizar uma grande mudança, empreender é agir. É preciso criar estratégias e isso é feito com pessoas que além de competentes trazem atitudes aos objetivos traçados, trata-se de transformar dificuldades em oportunidades. Acredito que as informações e o conhecimento repassado neste fórum serão de grande relevância para conquistarmos alunos mais ativos, participativos e capazes de fazer grandes mudanças.”.
Satisfatório
A Secretária de Educação de Vilhena, Vivian Repessold, seguiu a mesma linha da diretora e avaliou como satisfatório o Fórum Municipal da Educação. “O evento contemplou e incentivou nossos professores que continuam recebendo as informações através do Jeep, projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, avaliou.
Empreendedora
É pertinente ressaltar que em Vilhena mais de 7.500 alunos do município devem ser alcançados com conteúdos voltados à educação empreendedora. “Vilhena é o primeiro município do estado a ter 100% dos professores e demais servidores, da rede municipal, capacitados na metodologia de empreendedorismo”, finalizou a Secretária de Educação.
Além do Fórum Municipal da Educação, os professores estão sendo capacitados na unidade do Sebrae em Vilhena nesta semana por consultores, estes estão repassando a metodologia Jeep, para que os professores possam aplicar em sala de aula o material de empreendedorismo disponibilizado pelo Sebrae.