Teletrabalho permanente: Impactos e redução de custos para empresas

peixe-post-madeirao

Teletrabalho permanente: Impactos e redução de custos para empresas

peixe-post-madeirao
Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Eppendorf adota teletrabalho permanente para 85% dos colaboradores

A Eppendorf, multinacional alemã especializada em biotecnologia e ciências da vida, atualizou o contrato dos funcionários elegíveis ao teletrabalho. Desde dezembro de 2020, 85% dos contratos de trabalho na empresa migraram para essa modalidade no Brasil.

Alguns funcionários remotos da multinacional alemã, já adotavam o home office permanente mas, com a pandemia, essa perspectiva para outros setores da empresa se expandiu. Segundo Ana Paula Aukar, diretora de operações da empresa no Brasil e América Latina, pensando a médio e longo prazo, este modelo nos traz inúmeros benefícios. “Menos desgaste físico e tempo perdido no trânsito, maior tempo disponível para atividades físicas, há maior condição de realizar um acompanhamento mais participativo da rotina dos filhos; melhor definição das prioridades; redução de custos, entre outros fatores. Atualmente os nossos colaboradores podem trabalhar de onde eles quiserem, da forma que acharem melhor e se acharem mais confortáveis, de forma flexível. Porem é importante a disciplina profissional, o foco em resultados e a capacidade de produção de cada trabalhador”, avalia a executiva.

Abaixo, Aukar fornece um panorama do atual formato de trabalho adotado na operação do Brasil pela multinacional.

Quando e por que a empresa optou em manter o teletrabalho de forma permanente?

Aukar: O teletrabalho foi adotado no início da pandemia, com o objetivo de resguardar a saúde dos colaboradores e de suas famílias. Notamos uma série de benefícios e, por isto, decidimos em dezembro de 2020 adotar este modelo de forma continuada.

O regime de teletrabalho assim se caracteriza quando a prestação de serviços ocorre preponderantemente fora das dependências do empregador e, mediante a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. Trata-se, pois, de exceção ao regime de trabalho presencial (no qual o empregado comparece às dependências do empregador) e ao trabalho externo (no qual as atividades são desempenhadas necessariamente em ambiente externo, e de forma incompatível com a fixação de horário de trabalho), sendo o home office um clássico exemplo de teletrabalho.

A lei dispõe que o trabalho eventualmente prestado em outros regimes (como o presencial ou o trabalho externo) não descaracteriza o teletrabalho, desde que esta seja a forma predominante de prestação de serviços. Dessa forma, caso o contrato de trabalho seja exercido preponderantemente em regime de teletrabalho (ainda que atividades externas e reuniões presenciais sejam realizadas de forma esporádica), assim deverá ser formalizado.

O novo modelo traz redução de custos para a empresa?

Aukar: Observamos uma redução de custos para o empregador, porém pensamos em oferecer auxílio de luz e internet. A ideia seria uma alocação de recursos, em fase de avaliação.

Sobre a Eppendorf

Fundada em 1945, em Hamburgo, a Eppendorf possui fábricas nos Estados Unidos e Europa. Conta ainda com mais de 26 subsidiárias em diferentes países. Seu escritório no Brasil opera há 20 anos, atendendo aos mercados brasileiro e latino-americano. A empresa também é pioneira no desenvolvimento e comercialização de instrumentos, desde a década de 1960, com o lançamento da primeira centrífuga com sistema de medição em microlitros no mercado, incluindo microecentrífugas, microtubos, entre outros produtos, revolucionando a investigação em biociência em todo o mundo.