Quais são os passos para uma franquia de sucesso?

peixe-post-madeirao

Quais são os passos para uma franquia de sucesso?

peixe-post-madeirao
1-franquia
Uma franquia pode ser um modelo de negócios bastante rentável, com uma ótima possibilidade de expansão e outras inúmeras vantagens. Mas que para administrar é preciso ter bastante paciência, organização e um bom entendimento do mercado para investir e se atentar para que boas oportunidades não sejam perdidas, e as ruins sejam dispensadas com sabedoria.

A jornada empreendedora no Brasil não é fácil, pois somos um país burocrático quando se trata da abertura de uma empresa e os impostos para manter um negócio funcionando também são altos. Apesar disso, as franquias conseguem manter-se firmes em meio a outros exemplos de negócios. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas cinco entre 100 novas franquias abertas encerram as atividades até o segundo ano de operação.

Para que uma franquia fique dentro do grupo das outras 95 que permanecem abertas, aconselho seguir alguns passos fundamentais para a estabilidade e progresso da empresa. Um dos principais é não ter medo de se arriscar. Entendo que correr riscos acarreta em uma série de receios e não é um movimento fácil de se fazer, entretanto o setor de franquias está em constante inovação, novos negócios estão sendo criados todos os dias e quem não se arriscar pode ficar ultrapassado.

Investir em ideias diferentes também é um bom caminho. Ainda segundo a ABF, os maiores setores de franquias no Brasil são os de idiomas, casa e construção, saúde, beleza e bem estar, serviços gerais e alimentação. Olhando essa lista há duas opções a serem escolhidas: investir em um modelo consolidado ou tomar o caminho contrário e observar quais tipos de negócios franqueados estão em falta no mercado para criar uma nova franquia com um segmento mais ousado e inovador.

Escolher a dedo seus parceiros, funcionários e fornecedores também é de extrema importância, pois é preciso ter ao seu lado pessoas de confiança e comprometidas com seu negócio. O mesmo funciona para os franqueados. É necessário ter cuidado ao selecionar as pessoas que vão representar o nome da sua franquia para outros públicos. Sempre invista em bons treinamentos para manter todos os franqueados inteirados sobre a empresa e os negócios atuais.

Por último, mas não menos importante, fique constantemente atualizado sobre todo o setor de franquias, não apenas sobre assuntos que correspondem a sua área. Acompanhe feiras de franquias, leia pesquisas e notícias sobre o setor e saiba conversar sobre a área que você atua.

Todos os passos corretos para ter uma franquia de sucesso na verdade são uma incógnita, pois sabemos que o caminho do empreendedorismo pode conter espinhos e pedras. Os conselhos que listei acima são alguns preceitos que podem ajudar a começar no rumo certo, mas o verdadeiro sucesso é uma trilha cheia de curvas, e você pode errar bastante até chegar lá. Só não desista de tentar até alcançar o que você almeja para sua vida.

*Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.