22 de dezembro de 2024

Dr. Neidson prestigia 4ª Festa do Guerreiro na aldeia Ricardo Franco no Rio Guaporé

peixe-post-madeirao

No último final de semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) prestigiou a 4ª Festa do Guerreiro, realizada na aldeia indígena Ricardo Franco, localizada às margens do rio Guaporé, em Guajará-Mirim. O evento conta com o apoio do parlamentar que é autor do Projeto de Lei que inseriu a tradicional festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado e a declarou como Patrimônio Cultural de Rondônia.

“A Festa do Guerreiro é um grande evento, organizado por várias etnias que celebram a cultura indígena com muita dança, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais. A Festa do Guerreiro também é a oportunidade que os índios têm de reencontrar parentes que vivem em outras aldeias. E nessa 4ª edição, tive a oportunidade de integrar ao cacique da aldeia o certificado que declara a festa Patrimônio Cultural de Rondônia”, destacou Dr. Neidson.

Combustível

Segundo o deputado, para 2020 ele pretende encaminhar recurso de emenda parlamentar para a realização da festa e doação do combustível para o deslocamento dos integrantes de aldeias circunvizinhas, localizadas tanto no Rio Guaporé como no Rio Mamoré.

“Muitos indígenas querem participar, mas não têm o combustível para fazer a condução que é feita apenas através de embarcações. Além disso, quero junto com a Setur, trabalhar para que a Festa do Guerreiro, anualmente realizada em agosto, seja reconhecida como uma opção de turismo festivo e cultural no Estado”, ressaltou o deputado que participou de várias atividades e jogos indígenas durante a festa.

Barco Hospital 

 

Aproveitando a presença do Barco Hospital Walter Bártolo, que estava atracado na aldeia Ricardo Franco prestando atendimento às comunidades indígenas, o deputado, de forma voluntária, também fez atendimentos médicos e exames de ultrassonografia.

“Já que estávamos ali não podia deixar a oportunidade de prestar atendimento aos amigos indígenas e realizar os exames, já que o barco possui o aparelho de ultrassonografia. Juntamos o útil ao agradável, pois além de prestigiar essa grande festa cultural, também pudemos trabalhar um pouco e ajudar quem precisa”, concluiu o parlamentar.