O dólar opera em leve alta nesta terça-feira (21), cotado a R$ 5,3755 por volta das 13h30, registrando um aumento de 0,09%. No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, apresenta queda de 0,20%, alcançando 144.224 pontos.
Investidores acompanham atentamente a expectativa de um possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na Indonésia e Malásia. Lula embarcou para a Indonésia e Malásia nesta terça-feira para participar da reunião.
Agenda econômica e política
Em um dia com agenda econômica esvaziada, o mercado financeiro volta sua atenção para o cenário político em Brasília, onde o governo busca alternativas para o Orçamento após o arquivamento da medida provisória sobre a taxação de aplicações financeiras no Congresso. Além disso, repercute o pedido de recuperação judicial da Ambipar, empresa de gestão de resíduos, e a divulgação do relatório de produção da Vale, agendada para o final do dia.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) também está em foco. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), o indicador registrou variação negativa de 0,38% na segunda prévia de outubro.
Cenário internacional
No cenário internacional, investidores monitoram discursos de autoridades de bancos centrais. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, se apresenta em evento nesta manhã, enquanto Christopher Waller, membro do conselho do Federal Reserve (Fed), discursa em dois eventos ao longo do dia (horário de Brasília).
As bolsas globais apresentam desempenho misto. Wall Street registra alta do Dow Jones (0,05%) e do S&P 500 (0,06%), enquanto o Nasdaq cai 0,07%. As bolsas europeias operam em leve alta, impulsionadas por ações de defesa, após um novo encontro tenso entre Trump e Zelensky. Já na Ásia, as ações fecharam em alta, impulsionadas por sinais de abrandamento das tensões comerciais com os Estados Unidos e balanços corporativos positivos.
Desempenho das moedas e do Ibovespa:
- Dólar: Acumulado da semana: -0,63%; Acumulado do mês: +0,91%; Acumulado do ano: -13,09%.
- Ibovespa: Acumulado da semana: +0,77%; Acumulado do mês: -1,18%; Acumulado do ano: +20,14%.