O dólar opera com estabilidade nesta quarta-feira (22), enquanto a bolsa de valores brasileira registra alta. Por volta das 10h06, a moeda americana era negociada a R$ 5,3930, com alta de 0,07%. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa, subia 0,3%, alcançando 144.512 pontos.
Expectativas do Mercado
O mercado financeiro acompanha com atenção a agenda política e fiscal, com expectativas em torno do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião está prevista para domingo (26), durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia.
No Brasil, o governo busca alternativas para cobrir um rombo de R$ 35 bilhões no Orçamento de 2026, após a derrubada da Medida Provisória (MP) que previa novas fontes de arrecadação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo enviará dois projetos de lei ao Congresso Nacional, um com medidas de arrecadação e outro com ações de contenção de gastos.
Cenário Internacional
Nos Estados Unidos, a paralisação do governo se aproxima de ser a segunda mais longa da história, impactando a divulgação de dados econômicos importantes, como o índice de inflação de setembro. As tensões comerciais com a China também permanecem no radar, após Trump sinalizar a possibilidade de um acordo com o presidente chinês Xi Jinping.
Na agenda econômica, o destaque é a divulgação do fluxo cambial semanal às 14h30. Nos EUA, serão divulgados os estoques de petróleo da AIE às 11h30 e o discurso de Michael Barr, vice-presidente do Federal Reserve (Fed), às 17h.
Desempenho das Moedas e Bolsas
Até o momento, o dólar acumula -0,28% na semana, +1,27% no mês e -12,78% no ano. O Ibovespa registra +0,48% na semana, -1,47% no mês e +19,79% no ano.
Em Wall Street, os mercados futuros americanos operam em leve baixa, enquanto investidores avaliam os resultados corporativos. As bolsas europeias apresentam desempenho misto, e os mercados asiáticos encerraram o pregão majoritariamente em queda.








